segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O estudo qualitativo e a sua interpretação

Aqui têm um pequeno desafio para observarem como por vezes é complexa a interpretação de respostas em estudos qualitativos.


Foi feito um inquérito junto de vários clientes de lojas de roupa.

Um dos entrevistados exprimiu as seguintes opiniões:

- Sempre que os preços são baixos, a qualidade é má;

- As lojas bem equipadas estão sempre bem decoradas;

- Sempre que o acolhimento é bom, as empregadas são competentes;

- Nenhuma loja cara está mal equipada;

- É de lamentar que em certas lojas onde os produtos são de boa qualidade as empregadas não sejam competentes;

-Nunca há mau acolhimento numa loja bem decorada.

Estas afirmações são lógicas ou contradizem-se?

5 comentários:

Miss D disse...

Vejamos, o consumidor afirma que:

-as lojas bem equipadas, estão sempre bem decoradas, são caras, têm sempre um bom acolhimento e portanto as empregadas são competentes;

-quando os preços são baixos, a qualidade é má e essas lojas estão mal equipadas (subentendido);

-em algumas lojas, cujos produtos são de boa qualidade, as empregadas não são competentes.

Bem, já li isto três vezes e acho que está em sintonia com as afirmações do entrevistado.
Se não me engano, estas afirmações são lógicas! =)

Anónimo disse...

Sendo as afirmações do mesmo consumidor, parece que a bota bate com a perdigota ... mas só por um pouco.

Pois se na terceira afirmação, se ele condicionasse a qualidade das empregadas ao acolhimento, então a última frase não seria coerente. MAs como ele diz apenas que quando o acolhimento é bom as empregadas são boas ... não diz que má empregadas dão mau acolhimento.

Lido parece meio confuso lolll mas acho que este não tropeçou, mas foi por pouco.

Anónimo disse...

Quase quase Great e a Miss D tem de se esforçar mais um pouco.

Para ajudar posse dizer que a afirmação que está em contradição é a 5 (se as numerarem sequencialmente).

E agora que me dizem? Qual é a contradição?

Sol Covilhã disse...

Partindo da afirmaçao 5, uma loja com produtos de boa qualidade deve ser cara (afirmaçao 1), daí estar bem equipada (afirmaçao 4) e portanto, bem decorada (afirmaçao 2), pelo que nao há mau acolhimento (afirmaçao 6), ou seja, há empregadas competentes (afirmaçao 3). E aquí surge a contradiçao... digo eu!

Anónimo disse...

Se toda a loja bem equipada está bem decorada e se
toda a loja bem decorada tem bom acolhimento ("Nunca há mau acolhimento numa loja bem decorada"),
então uma loja bem equipada terá também bom acolhimento.
E se "sempre que o acolhimento é bom, as empregadas
são competentes", uma loja bem equipada (com produtos de qualidade), tendo
bom acolhimento, terá também empregadas competentes.

Daí a contradição.