No próximo dia 6 (quarta), pelas 15h00, vai ser apresentada, no anfiteatro Pe. Videira Pires, a 3ª Edição do Projecto Lena Business com a presença de Adelaide Moita (Direcção de Marketing do Grupo Lena). Notícia aqui.
De acordo com o Grupo Lena, o Lena Business visa fomentar a cooperação entre empresas e ensino, e promover o empreendedorismo, através da atribuição de um prémio.
O desafio lançado consiste na criação de um plano de negócios, o qual deve apresentar um projecto complementar às áreas de actividade das empresas do grupo. A melhor ideia de negócio será transformada em empresa, ficando os seus autores com 15% do capital social (capital mínimo de 100.000 euros).
Os participantes devem elaborar um plano de negócios, a entregar até 30 de Setembro de 2007.
sexta-feira, 1 de dezembro de 2006
Apresentação do Lena Business
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5 comentários:
Este post e o concurso que representa vem dar alguma razão aos comentários do IDIOTA no post do concurso START. Ao contrário do START, que premeia o melhor plano de negócios com €40 000, neste Lena Business, iniciativa bastante conhecida do ainda mais conhecido Grupo Lena, o projecto vencedor é premiado com a constituição real da empresa idealizada e a cedência de 15% do Capital Social (que será de 100.000€ no mínimo) da mesma aos alunos vencedores.
Ora, à luz dos comentários do IDIOTA e tendo em conta variado leque de oferta em termos de instrumentos de financiamento e iniciativas similares, este parece-me realmente um caso de uma empresa a querer aproveitar-se das ideias inovadoras dos jovens. Ah, e a empresa a constituir integrará convenientemente o Grupo Lena.
Será que depois do "Lidocar" veremos nascer mais um jargão na nossa universidade.. "Business Devils"? :)
quem cala consente :)
Realmente o problema dos silêncios é que qualquer um pode interpretá-los da forma que lhe for mais conveniente.
Mas na verdade nada há mais a acrescentar ao que já comentei anteriormente, pelo que qualquer continuação de uma discussão é potencialmente estéril.
Volto a afirmar:
Se alguém tem melhor alternativa para a sua ideia de negócios, então força. Que o mercado funcione.
Se não, esta alternativa é com certeza bem melhor de que uma ideia excelente, mas na gaveta.
Por acaso nunca ninguém me pagou 3000 cts. por uma ideia minha. E, passe a imodéstia, até as tenho tido bem boas :)
Os comentários que fiz anteriormente no concurso STAR têm como objectivo alertar as pessoas da sociedade de informação, principalmente os universitários que muita gente procura as boas ideias. Pois elas podem ter muito valor comercial. Por isso quando as pessoas ponderam em concorrer ou não a uma iniciativa deste tipo que realizem una pré analise e que se questionem ate que ponto não podem eles mesmo a concretizar. Necessitamos de pessoas no nosso pais com espírito empreendedor, ser empreendedor não é dar ou vender ideias por um valor simbólico.
Não sei se a universidade terá alguns benefícios em acolher estas iniciativas por parte das empresas ou o objectivo será dizer que existem oportunidades de dar a conhecer as nossas ideias. Não sei os parâmetros pelos quais a nossa universidade se rege. Penso que seria uma boa ideia fazer um debate aberto sobre o respectivo tema, com oradores que pretendam dar a sua opinião e não oradores que venham dar mais um de tantos case study da empresa onde desenvolvem actividades. Cansei de conferências simbólicas.
É necessário debater abertamente os problemas onde esse debate tenha hora de início mas não tenha hora de fecho.
Para os jovens interessados em apresentar ideias de negócio deixo-vos a minha sugestão, a entidades do estado onde as coisas até funcionam, onde podem apresentar os vossos projectos e obter financiamentos maiores que os que estão em causa nestes concursos. Podem obter algum dinheiro a fundo perdido e outro de facilidade de crédito. O mundo está cheio de oportunidades para nos jovens basta que sejamos conscientes.
Realmente isto é tudo muito bonito e cor-de-rosa mas até que ponto funcionam as coisas como devem?
(dito em relação à aplicação das ideias, assim como à participação real do autores das mesmas nos projectos aprovados)
É tudo muito lindo ,excitante, novo e tal mas a verdade é que isto muitas vezes não passa de uma pesca de ideias, aumentar a visibilidade das empresas envolvidas e quanto muito "pagar por ideias"...
Eu até fazia intenções de ir, mas comecei a pensar melhor na utilidade pratica de uma iniciativa como esta (para mim pelo menos) e como se aproximava e muito do 0...deixo esta "oportunidade" para os outros colegas marketers e não só ;)
Já agora para quem tem ideias (que valoriza) e quer "comandar o navio" e não ser aliciado com "big numbers":
www.iapmei.pt
É um mundo cão e ninguem dá nada a ninguém...
Desculpem desde já franqueza.
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