domingo, 3 de dezembro de 2006

Hoje acendeu-se uma vela [ensaio]

Para a maioria dos cristãos, começa hoje um novo ano – é o primeiro dia do Advento.
Advento significa vinda, chegada, e para a maioria dos cristãos começa hoje a preparar-se de forma especial a vinda, o nascimento de Jesus Cristo – o Natal.
Mas o que é nos nossos dias o Natal? E o que significa prepará-lo?
Seja o que for aquilo que entendemos por Natal, é inegável que ele é ubíquo, marca a sua presença em todo o lado – na TV, nas lojas, nas ruas, etc.. E também que, de ano para ano, ele faz a sua aparição cada vez mais cedo – este ano comecei a ver iluminações de Natal em Outubro!
Eu penso que, independentemente daquilo que entendamos que seja ou deva ser o Natal, ele merece a nossa preparação.

Se o Natal é sinónimo de prendas, tratamos de fazer listas de prendas a dar e a receber, de fazer orçamentos, de escolher locais e ocasiões de compras.
Se é termos uma gastronomia muito especial, tratamos de fazer ou comprar filhós e rabanadas, bacalhaus e perus.
Se é estar com a família, tratamos de reservar os dias de Natal para estarmos com os que mais amamos.
Se é darmos primazia aos valores mais nobres tratamos de rever a nossa vida e a nossa relação com os outros sob uma nova perspectiva.
Se é a preparação do nascimento de Alguém que viveu há cerca de dois mil anos, tratamos de ter uma espiritualidade própria, vivendo em Advento, na esperança da chegada de Cristo.

Seria bom reflectirmos sobre a visão que temos do Natal. E de acordo com essa reflexão, proceder à acção e preparar o nosso Natal. Preparação que começa hoje e não dia 24. Um grande amigo dizia com frequência que um erro comum e fácil é deixar que o “urgente” nos pareça mais prioritário que o “importante”. Mas não é. Dediquemos então atenção ao que é importante.

Os cristãos acendem hoje uma vela. Sinal de nova luz, de esperança na chegada. E em cada Domingo que falta para o Natal, nova vela se acende, num crescendo de luz e esperança.



Seremos nós também capazes de ir acendendo velas nas nossas vidas neste tempo de Advento?


1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida que é um comentário bastante oportuno! Aproveitem, pois nem sempre é fácil encontrar velas que fiquem bem em nossa casa e\ou que sejam bons artigos de decoração.

Os Marketeers que olhem a esta oportunidade! Há que lançar informação em tempo oportuno.