quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Marketing? Que é isso?

Afinal o que o Marketing?

É vender?
É publicidade?
são os 4 PP?
é enganar?
é tudo?
é o Kotler?


Toda a gente pensa que sabe.

Mas os Bimarketers sabem bem melhor.

Venham as vossas definições pessoais. e se quiserem discutam-nas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Marketing é puro bom senso!!
Afinal o que procuramos é servir mais e melhor todos os consumidores

Anónimo disse...

Não é bem assim mas pronto.
Se seguires essa cena do bom senso esqueçe.... o objectivo é vender.

Anónimo disse...

É claro que é puro bom senso!!
Se trabalhamos para melhor dispôr os produtos\serviços,conseguir que estes se adequem melhor às necessidades do consumidores, então é bom senso.É claro que só com este bom senso poderemos ganhar vantagem competitiva sobre os concorrentes.Se pensar-mos que é o consumidor que dita o que nos iremos produzir,pois será isso que estes irão adquirir,a diferenciação que é pertinente que exista, então os ganhos não serão mútuos?

Um melhor serviço será igual a melhores vendas...

Anónimo disse...

Eu axo q o MKT é ,como diz o senhor theodore Levitt,ver para além do óbvio.

Anónimo disse...

Para mim o MKT é,como refere o senhor Theodore Levitt,ver para além do óbvio.
O MKT é necessariamente visionário.

Anónimo disse...

Ora, Marketing...

Não é vendas e muito menos é publicidade. Existe uma tendência enorme para confundir a imensidão do Marketing com estas suas ferramentas que, sendo importantes, apenas ajudam a tornar tangível a longa jornada de fazer marketing.
Tenho ido a algumas entrevistas e começo a ficar irritada...com as noções de marketing que por aí existem!
Nos quadros técnicos parece que predomina a ideia de que marketing gasta dinheiro... e há tanto para fazer, que exige apenas uma folha de papel e vontade de fazer...
Adiante.

Para mim, marketing é puro bom senso, como diz o Flávio.
Bom senso no sentido de sensibilidade, de vocação, de estética. De prever reacções, distinguir consumidor de cliente, trabalhar, estar em cima do acontecimento, pesquisar, saber as causas, os efeitos, quem o faz bem, porque outros fracassaram,é tudo... e não é nada.

Acima de tudo, marketing é uma ideia abstrata. É um conjunto de percepções que se localizam na massa cinzenta e que pedem treino para se materializar.

Saudades do grande grupo dos marqueteiros.
Beijo à carpideira resmungona. A ela, que haja muitos funerais!

Anónimo disse...

Trabalhar pormenores para fazer a diferença.

Dina tás em grande;)

Anónimo disse...

Dina, não se esqueça a razão pela qual se faz marketing.
Mas concordo consigo (não podia ser de outro modo ;-) )marketing é muito mais que as suas ferramentas, mas atenção que as vendas não são uma ferrameta do marketing, a força de vendas é que é.

Cumprimentos e um beijo se me é permitido.

Anónimo disse...

Marketing???

Para mim é todo o produto, desde a sua produção até ao seu pós-venda, ou seja, resume-se num conjunto de meios e técnicas de que uma empresa dispõe para vender os seu produto com rentabilidade...

Agora mais simples?

O marketing é todo o que faz dinheirinho...esta presente no nosso dia 24h.

Saudações Bimarketing.

Anónimo disse...

Este é o meu contributo:
Marketing – Conjunto de iniciativas que levam a cabo uma interacção entre duas ou mais partes, com vista a optimizar a satisfação das necessidades das mesmas, por via da troca de valores.

Anónimo disse...

Será mesmo que o Marketing é apenas uma actividade geradora de dinheirinho???

Por mim apostava mais numa definição mais abstracta.

Outro ponto dúbio o Mkt satifaz ou gera necessidades?

Anónimo disse...

Para mim, Marketing envolve tudo. Vai desde a concepção da ideia, à sua concretização; abrangendo todo o processo de estudo de mercado, de produção, divulgação e venda. O Marketing está em tudo e em todos nós, basta abrir os olhos... ;)