É claro que é puro bom senso!! Se trabalhamos para melhor dispôr os produtos\serviços,conseguir que estes se adequem melhor às necessidades do consumidores, então é bom senso.É claro que só com este bom senso poderemos ganhar vantagem competitiva sobre os concorrentes.Se pensar-mos que é o consumidor que dita o que nos iremos produzir,pois será isso que estes irão adquirir,a diferenciação que é pertinente que exista, então os ganhos não serão mútuos?
Não é vendas e muito menos é publicidade. Existe uma tendência enorme para confundir a imensidão do Marketing com estas suas ferramentas que, sendo importantes, apenas ajudam a tornar tangível a longa jornada de fazer marketing. Tenho ido a algumas entrevistas e começo a ficar irritada...com as noções de marketing que por aí existem! Nos quadros técnicos parece que predomina a ideia de que marketing gasta dinheiro... e há tanto para fazer, que exige apenas uma folha de papel e vontade de fazer... Adiante.
Para mim, marketing é puro bom senso, como diz o Flávio. Bom senso no sentido de sensibilidade, de vocação, de estética. De prever reacções, distinguir consumidor de cliente, trabalhar, estar em cima do acontecimento, pesquisar, saber as causas, os efeitos, quem o faz bem, porque outros fracassaram,é tudo... e não é nada.
Acima de tudo, marketing é uma ideia abstrata. É um conjunto de percepções que se localizam na massa cinzenta e que pedem treino para se materializar.
Saudades do grande grupo dos marqueteiros. Beijo à carpideira resmungona. A ela, que haja muitos funerais!
Dina, não se esqueça a razão pela qual se faz marketing. Mas concordo consigo (não podia ser de outro modo ;-) )marketing é muito mais que as suas ferramentas, mas atenção que as vendas não são uma ferrameta do marketing, a força de vendas é que é.
Para mim é todo o produto, desde a sua produção até ao seu pós-venda, ou seja, resume-se num conjunto de meios e técnicas de que uma empresa dispõe para vender os seu produto com rentabilidade...
Agora mais simples?
O marketing é todo o que faz dinheirinho...esta presente no nosso dia 24h.
Este é o meu contributo: Marketing – Conjunto de iniciativas que levam a cabo uma interacção entre duas ou mais partes, com vista a optimizar a satisfação das necessidades das mesmas, por via da troca de valores.
Para mim, Marketing envolve tudo. Vai desde a concepção da ideia, à sua concretização; abrangendo todo o processo de estudo de mercado, de produção, divulgação e venda. O Marketing está em tudo e em todos nós, basta abrir os olhos... ;)
12 comentários:
Marketing é puro bom senso!!
Afinal o que procuramos é servir mais e melhor todos os consumidores
Não é bem assim mas pronto.
Se seguires essa cena do bom senso esqueçe.... o objectivo é vender.
É claro que é puro bom senso!!
Se trabalhamos para melhor dispôr os produtos\serviços,conseguir que estes se adequem melhor às necessidades do consumidores, então é bom senso.É claro que só com este bom senso poderemos ganhar vantagem competitiva sobre os concorrentes.Se pensar-mos que é o consumidor que dita o que nos iremos produzir,pois será isso que estes irão adquirir,a diferenciação que é pertinente que exista, então os ganhos não serão mútuos?
Um melhor serviço será igual a melhores vendas...
Eu axo q o MKT é ,como diz o senhor theodore Levitt,ver para além do óbvio.
Para mim o MKT é,como refere o senhor Theodore Levitt,ver para além do óbvio.
O MKT é necessariamente visionário.
Ora, Marketing...
Não é vendas e muito menos é publicidade. Existe uma tendência enorme para confundir a imensidão do Marketing com estas suas ferramentas que, sendo importantes, apenas ajudam a tornar tangível a longa jornada de fazer marketing.
Tenho ido a algumas entrevistas e começo a ficar irritada...com as noções de marketing que por aí existem!
Nos quadros técnicos parece que predomina a ideia de que marketing gasta dinheiro... e há tanto para fazer, que exige apenas uma folha de papel e vontade de fazer...
Adiante.
Para mim, marketing é puro bom senso, como diz o Flávio.
Bom senso no sentido de sensibilidade, de vocação, de estética. De prever reacções, distinguir consumidor de cliente, trabalhar, estar em cima do acontecimento, pesquisar, saber as causas, os efeitos, quem o faz bem, porque outros fracassaram,é tudo... e não é nada.
Acima de tudo, marketing é uma ideia abstrata. É um conjunto de percepções que se localizam na massa cinzenta e que pedem treino para se materializar.
Saudades do grande grupo dos marqueteiros.
Beijo à carpideira resmungona. A ela, que haja muitos funerais!
Trabalhar pormenores para fazer a diferença.
Dina tás em grande;)
Dina, não se esqueça a razão pela qual se faz marketing.
Mas concordo consigo (não podia ser de outro modo ;-) )marketing é muito mais que as suas ferramentas, mas atenção que as vendas não são uma ferrameta do marketing, a força de vendas é que é.
Cumprimentos e um beijo se me é permitido.
Marketing???
Para mim é todo o produto, desde a sua produção até ao seu pós-venda, ou seja, resume-se num conjunto de meios e técnicas de que uma empresa dispõe para vender os seu produto com rentabilidade...
Agora mais simples?
O marketing é todo o que faz dinheirinho...esta presente no nosso dia 24h.
Saudações Bimarketing.
Este é o meu contributo:
Marketing – Conjunto de iniciativas que levam a cabo uma interacção entre duas ou mais partes, com vista a optimizar a satisfação das necessidades das mesmas, por via da troca de valores.
Será mesmo que o Marketing é apenas uma actividade geradora de dinheirinho???
Por mim apostava mais numa definição mais abstracta.
Outro ponto dúbio o Mkt satifaz ou gera necessidades?
Para mim, Marketing envolve tudo. Vai desde a concepção da ideia, à sua concretização; abrangendo todo o processo de estudo de mercado, de produção, divulgação e venda. O Marketing está em tudo e em todos nós, basta abrir os olhos... ;)
Enviar um comentário