Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade do Minho (UMinho) criou um sistema que capta as reacções do público à publicidade, apostando agora na sua comercialização em quase duas dezenas de países, divulgou aquela academia à Lusa.
O sistema “pode vir a revolucionar” a medição e eficácia das campanhas a nível mundial, inclusive antes de serem lançadas e consiste na colocação, junto ao anúncio, de uma câmara com software inteligente, que detecta a face humana e identifica o género, a faixa etária, o tempo de atenção e o estado de espírito da pessoa (grau de felicidade, tristeza, surpresa ou irritação).
“As reacções dos cidadãos são enviadas em tempo real para o anunciante, que, através de um simples tablet ou computador, pode cruzá-las para gerar relatórios”, explica à Lusa Daniel Sousa, um dos responsáveis pelo projecto.
A Q-Better pretende comercializar o sistema Retail Analytics nos 17 países onde actua, entre os quais Reino Unido, Singapura, Alemanha, Estados Unidos, Marrocos e Ucrânia. Entre os clientes, saltam à vista Pfizer, Continental, universidades de Oxford e Cambridge, Banco de Sangue da Irlanda ou aeroporto de Manchester.
Notícia copiada daqui:http://www.hipersuper.pt/2013/02/01/sistema-que-mede-impacto-da-publicidade-criado-em-braga/
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