sábado, 23 de fevereiro de 2008

Projecto ArCo² - Promoção de competências de estudo em alunos de 1º ano

O NEIP – Núcleo de Estudos e Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior promove, junto dos alunos de 1º ano de licenciatura, um conjunto de IV Módulos sobre as competências de estudo com o objectivo de desenvolver nesta população estratégias e técnicas que facilitem a organização e gestão do tempo, o método de estudo, a realização de exames/testes e a gestão da ansiedade face aos mesmos.

O projecto tem como referencial a ferramenta “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Universidade”, uma narrativa desenvolvida com o objectivo de “discutir com alunos de primeiro ano questões sobre estratégias e processos de auto-regulação da aprendizagem, equipando-os para poderem enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade” (Rosário, Nuñez e Pienda, 2005).

As sessões serão semanais e decorrerão em formato de pequeno grupo, em local e hora a definir, de acordo com a preferência dos inscritos. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até dia 28 de Fevereiro (quinta-feira).

Se é professor e deseja conhecer melhor o projecto, escreva-nos e todos os esclarecimentos serão prestados.

Se és aluno de primeiro ano e estás interessado, podes inscrever-te pelo e-mail infoneip@ubi.pt, nos módulos que desejares!

Envia-nos o teu nome, idade, nº de aluno, curso, disponibilidade de horário, preferência do local onde gostarias de ter as sessões e os módulos em que te queres inscrever.


Vem aprender a ser auto-regulado e autónomo na aprendizagem! Participa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Existe a possibilidade de alargar esta iniciativa aos outros anos académicos?
Penso que este tipo de conhecimento pode ser uma mais-valia não só no âmbito escolar, mas também ao longo de toda a nossa vida.
Agradeço uma resposta, por favor.
Muito obrigado

Miss D disse...

É verdade...