quinta-feira, 22 de março de 2007

Crianças perfeitas perfeitas

A Unicer emitiu um anúncio televisivo da sua cerveja Super Bock de Pêssego (sem álcool) no passado sábado de manhã, num horário em que a audiência é constituída principalmente por crianças dos 4 aos 14 anos.
Parece-me claramente uma ideia inadmissível uma marca de cerveja querer incluir-se no universo mental das crianças, como se fosse uma alternativa ao iced tea ou ao sumo de laranja.


Dizem os responsáveis da Unicer que não é ilegal. Mas é claramente imoral e não ético.
Já agora, para entrar no sítio de Internet da Superbock tem que se ter pelo menos 16 anos!

Resta Perguntar: Para quando os anúncios no canal Panda?

12 comentários:

Eu disse...

Entao e o MacDonalds? E a Barbie? E todas as empresas que promovem marcas de brinquedos, roupas, e afins especialmente dirigidas para crianças?

Será que é ético publicitar junk food, bonecas anorexicas e roupas fabricadas com mão de obra infantil?

Cerveja sem alcool...E Champomy?

Mas com a questão da ética na publicidade...quase que deixavamos de ter publicidade! :)

Anónimo disse...

Ao longo do tempo a Super Bock tem-nos habituado a ideias publicitárias simplesmente geniais e refrescantes. Entrar em Lisboa e vislumbrar os outdoors desta marca de cerveja constitui um óptimo cumprimento de boas vindas contrapondo-se ao trânsito irritante...
Lamento imenso que estejam, agora, a adoptar esta estratégia para ir de encontro a um novo público...ALGUÉM QUER QUE AS CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES VEJAM A CERVEJA SEM ALCÓOL COMO UMA POSSIBILIDADE? Basta pensar um pouco nas implicações para pensar na gravidade e na pouca semelhança com a fast food…
Lamento ainda mais se achamos que a publicidade para existir e ser de qualidade necessita de esquecer a ética...

Anónimo disse...

Mas que ética? Temos em paises como o Brasil publicidades interactivas (que estão muito mais acessiveis a criaças, uma vez que a internet ja nasceu com elas) a cervejas que levam para o lado Gay e Lesbico... acho que isso é que não é nada etico! Agora cerveja sem álcool? Por favor, existem produtos para crianças que fazem muito mais mal do que a propira cerveja sem álcool...e os antigos sumo de uva, vendidos em embalagens iguais as dos vinhos de mesa? Qual o mal que tem uma criança de 14 anos beber cerveja sem álcool se algumas começam a fumar aos 12, se os pais quando estão nos cafés deixam provar um pouco da sua bebida ou do seu café a criança com menos de 10 anos? A propria personagem que faz o anuncio (ja falou muito de coisas piores, e para crianças de menos idade)... agora ele apenas diz que uma bebida sem alcool é PERFEITA, acho que até é uma ajuda para combater o consumo de álcool em Portugal... é preciso abrir a mente e deixar de ser tão conservador, e isto sim, não tem nada a haver com ética. Se o consumo de alcool em Portugal fosse a partir dos 21 como em alguns paises, de certo que não haveria problema nenhum com esta campanha certo? Quem nunca bebeu álcool antes dos 14 anos que faça comentarios!!!

Great Houdini disse...

Meus amigos quem pensar que a publicidade e a estratégia de Marketing pode estar desligada de certos, valores se calhar devia fazer umas reciclagens.

Um artigo de Armindo Monteiro alerta que a gestão deve se basear nos 3P (pessoas, planeta e proveitos).

Actualmente fazer bem só por si não é suficiente, tem de se fazer bem e de forma sustentável.

Agora Mac e Super Book o que será mais nocivo para as crianças ... será que os dois devem ser exemplos de falta de ética?

A questão não é ser sem alcool é ser cerveja. Não me parece que a questão seja excesso de conservadorismo ... as crianças são crianças, tem de fazer coisas de crianças.

Anónimo disse...

O exemplo começa em casa, não na rua ou na televisão.

Anónimo disse...

Sim mas há responsabilidade civil, Poncio Pilatos já morreu ... Todos as instituições fazem parte da sociedade são responsáveis por ela.

A familia obviamente será uma das instituições mais importantes, mas isso não deresponsabiliza as outras.

Eu disse...

Anonymous 1 pf faça uma pesquisa no google por "sarcasmo".
Anonymous 2 concordo plenamente!!! Vamos deixar estes pseudo conservadorismos de parte! Se todos os marketeers pensassem de forma tão quadrada (e peço desde já desculpas a quem assenta a carapuça) ainda estavamos na idade da pedra!
Caro e estimado Great Houdini... HEIN!? Do que gostariamos que o mundo fosse até ao que ele é vai uma grande diferença. "É um mundo cão!" :)Nao digo que nao o tentemos mudar e valorizar, mas só conhecendo a realidade podemos mudar. E já agora não vamos generalizar, as crianças devem fazer coisas de crianças quando nos convem. Faz parte da brincadeira infantil brincar com armas de plastico, vegetar em frente da playstation 10 horas por dia ou fazer birras irritantes até os pais cederem aos seus caprixos. Será que isso é ético ou está associado a altos valores? :P
Anonima Inês

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com a Inês eheheh e aliás já estas a fazer publicidade ao no projecto do Laguinha "Mundo cão"...lol é fixe a musica e explica muito porque Portugal tem muitas das vezes um "ar" de Canil :) grande abraço... e quem não gostar de cerveja sem alcool que não a beba! é simples ;)

Feitor

kaiser disse...

Eu, até acho bem. De pequenino é que se torce o pepino, já ouvia dizer, e no caso, esta didáctica da cerveja não me parece muito mal.Vai-se aculturando, motivando, integrando, para que logo,as crianças, quando comecem a escrever em blogs e frequentar universidades,talvez, sem probabilidade definida,o susto não torne tão grande,chegando a hora de se tornar freguez. Da cerveja, quero dizer...

Paulo Duarte disse...

Meus caros,
tenho seguido com atenção esta discussão, que já vai longa, o que muito me congratula.

Relativamente oa que interessa, apenas dizer que para compreender as verdadeiras implicações desta acção é necessário compreender como funciona o cérebro de uma criança e creio que se estão a esquecer disso, ou simplemente não têm consciência da fragilidade do reciocínio das crianças.

Como sabem não sou radical e como tal a "proibição" é algo que não combina bem com o meu "dicionário pessoal", contudo parece-me que a auto-regulação neste aspecto específico era importante, pois podemos estar a abrir uma caixa de pandora que amanhã não saberemos como voltar a fechar.

Sei que fui vago, mas a intenção é mesmo essa, porque o vosso cérebro não é como o das crianças, por isso... toca a pensar.

Um abraço
Paulo Duarte

Anónimo disse...

Diria até que deveriamos pensar em acabar com as imagens bélicas nos telejornais.Afinal, podem dar ideias e despoletar, sei lá... assassinatos. O problema é que para isso é normalemnte necessária um j3, e carregada, porque sem balas,não tem piada nenhuma...

Paulo Duarte disse...

Caro anónimo (último),
Caso não se recorde isso já aconteceu e a última vez foi com o enforcamento do Sadam.

Paulo Duarte