segunda-feira, 26 de março de 2007

Mais um mito por terra


Afinal a criação da figura do Pai Natal, tal como a conhecemos, não se deve à Coca-Cola. A própria marca admite que a imagem do Pai do Pai Natal se deve ao cartonista alemão Thomas Nast, quem pela primeira vez em 1862 publicou a imagem do Santo Senhor no semanário Harper's Weekly Magazine.

Mas foi em 1866, com a criação de um livro ilustrado a quatro cores intitulado de "Santa Claus and his work" que o Pai Natal assumiu em grande parte a fisionomia que hoje lhe reconhecemos.

O livro foi incluído na edição natalícia do "Harper's Weekly" desse mesmo ano. Assim, surgia o simpático, alegre e gorducho velhote, vestido com roupa vermelha e branca, de barbas e cabelos grisalhos, que fumava cachimbo e trazia um grande saco cheio de prendas. Neste livro, está também presente a oficina no Pólo Norte, os ajudantes do Pai Natal e a sua esposa, a Mãe Natal.

Contudo a marca defende-se dizendo que, apesar de Nast ter continuado a produzir ilustrações do Pai Natal por mais de 30 ano, nunca conseguiu estebalecer de forma consistente a imagem do Pai Natal. Penso que querem dizer que isso o devemos à Coca-Cola, a quem devemos estar gratos.

"Nast continued to create Santa illustrations for 30 years and along the way changed the color of Saint Nick’s coat from tan to the now-traditional red. But the cartoonist neither established a lasting archetype for Santa nor settled on one firm height."

E assim se perde mais um mito de marketing...

1 comentário:

Anónimo disse...

uma mentira muitas vezes repetida...