quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Preferências políticas influenciam pessimismo económico.

Após a quebra ocorrida entre Setembro e Outubro, o índice de expectativa registou em Novembro uma subida de 9.1 pontos percentuais, de acordo com os dados do Barómetro Político da Marktest. Ainda assim, o valor obtido, 37.4%, coloca o índice dentro do pessimismo moderado, indicando as baixas expectativas que os portugueses mantêm face à evolução futura da situação económica pessoal e do país.


Os indivíduos das classes sociais Alta e Média Alta foram novamente os mais pessimistas, com um índice de expectativa de 28.4%. A população das classes Baixa e Média Baixa registaram 30.9% e a classe Média foi em Novembro a classe social menos pessimista, com um índice de 35.2%.


Analisando os dados por intenção de voto, as diferenças entre os eleitores PSD e PS acentuaram-se em Novembro: Entre os inquiridos cuja intenção de voto nas legislativas é PSD, o índice de expectativa foi de 56.1 (Optimismo Moderado), enquanto que entre os que tencionam votar PS, o índice não foi além de 21.9% (Pessimismo Acentuado).

Sem comentários: