segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Como conquistar a marca?

http://vimeo.com/29375107



A agência criativa TANGO usa o talento de Al Pacino para exemplificar a conquista da marca! Muito bom, MESMO!


Gonçalo Gomes

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

9 em 10 marketers não conhece a regra 60\30\10




Das diversas tarefas que um marketer tem no desenvolvimento de um web site, a escolha ou aprovação de uma palete de cores a ser utilizada é uma das mais importantes e que muitas vezes acaba por ser decidida com base no gosto pessoal (”gosto mais desta cor”, “acho que assim fica mais bonito”, etc…).


Felizmente existem regras que permitem aos marketers tomar uma decisão fundamentada e encaminhar os designers no projeto.

Infelizmente a maioria dos marketers (segundo inquérito online 9 em 10) não conhece estas regras e continua a tomar decisões com base no “acho que…”

PORQUE DEVO CONHECER A REGRA 60\30\10?

A regra 60\30\10 permite definir um esquema de cores que funciona na perfeição em qualquer site. O conhecimentos desta regra por parte dos marketers permite-lhes orientar os designers na criação de layouts para site que sejam mais apelativos, reflitam os valores da empresa e convertam em melhores resultados.

A REGRA DE COMBINAÇÃO DE CORES 60\30\10 FUNCIONA SEMPRE?

A verdade é que estando a falar de design, nenhuma regra de escolha de cores é completamente infalível. O design também tem a ver com o gosto pessoal e ai é impossível haver regra.

Mas na parte científica do design (sim o design é uma disciplina que tem regras e valores científicos) existem regras que permitem aos designers criar layouts de sites que funcionem melhor e que vão de encontro ao que os marketers pretendem do site. Uma das principais regras e também das mais desconhecidas por parte dos marketers é a regra 60\30\10 que permite escolher uma palete de cores que dará um aspeto unificado ao seu site.

Trabalhando com um designer que tem conhecimento da teoria da cor, a regra 60\30\10 funciona a 100%.

A REGRA 60\30\10 APLICA-SE APENAS AO WEB DESIGN?

Não! A regra60\30\10 é uma regra “universal “do design e é aplicada em design gráfico, design de interiores, design de moda, etc…

COMO APLICA A REGRA 60\30\10?

A regra 60\30\10 estabelece que utilizando 3 cores em percentagens diferentes (60%, 30% e 10%) conseguimos criar harmonias cromáticas perfeitas.

A cor que escolhermos como cor principal do projeto deve ser usada em 60% do espaço do layout. A utilização massiva desta cor criar um tom unificador em todo o projeto. 30% do layout devem ser usados com a cor complementar à cor principal de forma a criar um efeito de contraste com a cor primária. Os restantes 10% serão utilizados com uma cor complementar à cor usada nos 60% ou nos 30%. Esta cor deve ser usada por exemplo em apelativos botões Call to Action.

ENTÃO SÓ USO ESTAS 3 CORES?

A regra 60\30\10, apenas serve para definir as percentagens de uso das principais cores no site, depois pode e deve usar outras cores análogas para criar uma maior variedade cromática, ritmo e dinâmica ao seu projeto web.


Artigo escrito por João Bem
Artigo retirado de http://mktportugal.com/blog/?p=3710


(Achei por bem inserir aqui este artigo uma vez que poderá ser útil a muitas pessoas e algo cada vez mais importante na concepção de um Web Site. Não só importante para designers, mas no meu ponto de vista também para os Marketeers uma vez que temos que ter uma visão estratégica e crítica daquilo que nos rodeia. Espero que gostem! Joana Leal)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Naiqui?

Como se diz o nome desta marca?

náique (como em like)?
ERRADO! Diz-se náiqui (ˈnaɪki)


E desta:
lévis?
ERRADO! diz-se liváis (ˈliːvaɪz)

E como se diz o nome deste hambúrguer? Uhuper?
ERRADO! diz-se uóper (ˈwɒpə(r))

Apesar de o inglês ser a língua franca nos negócios e no Marketing, muitas marcas em inglês são mal pronunciadas em Portugal.

Com recurso à rede social Forvo, todas as dúvidas podem ser dissipadas.
No Forvo podemos ouvir a pronúncia das palavras por falantes naturais da língua (inclusive com as diferenças entre diferentes sotaques). E existem pronúncias em quase todas as línguas faladas no mundo (mesmo as mortas, como o latim, ou as artificiais, como o esperanto). O português, com mais de 110 mil palavras pronunciadas, é a segunda língua, logo depois do inglês, com mais palavras pronunciadas.

Aqui podem ouvir as corretas pronúncias de Nike, Levi's ou Whopper.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Recrutamento de investigadores



DESMA is an Initial Training Network funded by the European Commission¹s Marie Curie Actions that combines 4 leading universities within the area of Design Management (University of Gothenburg, Aalto University in Helsinki, Politecnico di Milano, and Imperial College, London), 4 leading European design consultancies (Ergonomidesign, Engine, Live|work, Future Concept Lab) and 4 complementary product and service organizations (Volvo Group, Philips Innohub, Poltrona Frau, Living Labs Global) in an unprecedented cross-disciplinary effort to understand how design can be exploited as a driver of innovation and competitiveness in Europe.

They are seeking applicants with a master degree in either design or business and some professional experience. The employed researchers will conduct research projects in collaboration with their host organization, take part in a common training programme with doctoral level courses and build a forum for design management research in Europe.

Last date for submissions is March 15th 2012


For more information visit the website www.desma.gu.se