Os postos de abastecimento da Distribuição Moderna fecharam o ano passado na liderança do mercado dos combustíveis, tendo alcançado uma quota de mercado de 31,4% das vendas em volume no quarto trimestre, segundo um estudo da Kantar World Panel.
De acordo com o estudo, divulgado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), entre Outubro e Dezembro de 2011 a Galp alcançou uma quota de mercado no total dos combustíveis de 30,1%, a BP de 16,2% e a Repsol de 10,1%. As bombas da Distibuição Moderna lideraram quer na venda de gasolina (com uma quota em volume de 29,5%), quer de gasóleo (34,1%).
O estudo da Kantar World Panel confirma também que o aumento dos preços dos combustíveis tem levado a um maior número de abastecimentos individuais, mas menos litros em cada acto de compra. Enquanto o número médio de abastecimentos aumentou 2,7% para 7,7 vezes, o volume médio de abastecimento caiu 6,6% para 22,32 litros de combustível no quatro trimestre de 2011 em relação ao trimestre anterior. No mesmo período, o gasto médio por acto de compra foi de 31,3 euros.
«Estes números vêm também reforçar a importância da Distribuição Moderna enquanto player activo no segmento para particulares do mercado dos combustíveis. Promovem o seu dinamismo e estimulam a concorrência, beneficiando assim consumidores que, cada vez mais, se vêem confrontados com a necessidade de restringir o número de abastecimentos e o volume de cada abastecimento», afirma a directora-geral da APED, Ana Trigo Morais.
Fonte: Marketeer Online
Ana Ponte 29767
Sem comentários:
Enviar um comentário