quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estudo da Marktest revela ranking das 100 empresas com maior reputação em Portugal


O objectivo deste estudo foi revelar a reputação das marcas junto da sociedade, monitorizar a sua evolução e posicionar as marcas num ranking que permita a comparação e com outros sectores de actividade.

Após o estudo dos resultados obtidos, a Marktest apurou que as vinte mascas com maior reputação em Portugal estão ligadas a sectrores como a Internet, o ramo automóvel, a alumentação, a higiéne pessoal e do lar e a distribuição e comércio.

Abaixo da 20ª posição, estão sectores como a indústria farmacêutica, os media, serviços financeiros, telecomunicações, transportes e energia.

A Google lidera o ranking, logo de seguida da Prosche, Mercedes, BMW e Nokia.

Em sexto lugar surge uma marca do sector alimentar, a Nestlé, seguida da Sony, Luso, Nivea e Volkswagen.

A marca Apple ocupa o 11º lugar no ranking, seguida pela Microsoft, da Sumol Compal, da Danone e da Colgate enquanto a SKIP aparece em 16ª posição seguida pela Mimosa, Gillete, Fairy e por fim o Continente.

Nos sectores que não aparecem no top 20 da reputação o estudo revela, por exemplo, que ao nível da indústria farmacêutica a Bayer é quem domina.

Quanto aos media, outro sector que não figura no top 20, a liderança vai para a visão seguida da RTP, TSF, Rádio Comercial e SIC.

No que respeita aos serviços financeiros, o estudo revela que é a CGD quem ter maior reputação seguindo-se o serviço Visa, Mastercard, Montepio e BPI.

Já no que se refere às telecomunicações, o destaque vai para a vodafone seguida da TMN, MEO, Optimus e Zon.

Em matéria dos chamados "utilities", o estudo coloca a TAP no topo de uma losta de cinco lugares precedida pelos CTT, CP, Galp Energia e finalmente a EDP.

O estudo foi realizado este ano pela 1ª vez e teve como base entrevistas feitas a 1400 pessoas entre os 15 e 64 anos residentes em Portugal Continental.

Fonte: Briefing Online

Publicado por: Marisa Melfe nº 25690

Sem comentários: