segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Não quero ser pessimista,mas é bom conhecer os dados

Trabalhar na área do marketing numa altura em que esta é uma das áreas listadas nos rankings do desemprego exige, acima de tudo, estratégia e saber que tipo de profissionais procura o mercado. O IPAM ajuda os seus alunos a percebê-lo com o seu barómetro trimestral.

O Marketing é um dos cursos que figuram na lista dos que mais licenciados colocam nos centros de emprego, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Para apoiar os seus alunos no processo de integração laboral, o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) divulga trimestralmente os resultados do Barómetro das Profissões, que analisa as oportunidades profissionais na área através dos anúncios publicados no ExpressoEmprego. Uma ferramenta que, segundo a instituição, ajuda os jovens recém-licenciados a estruturarem devidamente um plano de abordagem ao mercado que lhes permita ter sucesso na tarefa, cada vez mais complicada. de conseguir emprego.

Comércio e distribuição (28%), electrónica e telecomunicações (10%), financeiro, banca e seguros (8%), alojamento e restauração (6%), são os sectores que mais estão a recrutar na área do marketing, tendo em conta os 55 anúncios publicados no ExpressoEmprego (com referência directa a formação superior na área do marketing), entre 11 de Abril e 30 de Junho de 2009. Áreas em que valerá, portanto, a pena investir e considerar para quem procura uma oportunidade laboral sem abdicar da sua formação de base.

A maioria destes anúncios é dirigida à região de Lisboa e Vale do Tejo (59,2%), sendo a segunda região mais referida a do Norte, com cerca de 28,6% dos anúncios. Numa análise à escala nacional, é possível concluir que as zonas que geram menos oportunidades de emprego nesta área são o Centro e o Algarve, sendo que as Regiões Autónomas e o Alentejo não registaram quaisquer anúncios para o perfil em causa.

Podem ler mais aqui

Sem comentários: