quinta-feira, 26 de abril de 2007

Quanto valem os negócios (reais) no Second Life?

O Second Life, mundo virtual em 3D continua a crescer e é cada vez menos apenas um jogo ou forma de entretenimento, onde se pode virtualmente conhecer pessoas, explorar espaços, construir uma casa ou um negócio.
Muitas empresas reais estão já presentes no mundo virtual, fazendo negócios reais.
Para além disso os residentes no mundo virtual podem fazer os seus negócios virtuais em Linden dollars. Inclusivamente já há pessoas que ficaram milionárias (reais, em USD) com os negócios no mundo virtual. A chinesa Anshe Chung (avatar deAilin Graef, chinesa residente na Alemanha) foi a primeira, convertendo em 30 meses um investimento de 10 dólares num negócio que vale mais de um milhão de dólares reais, o que a fez aparecer na primeira página da Businessweek (notícia aqui).
Os negócios não têm parado de crescer(ver gráfico sobre a compra de terrenos no SL), e empresas como a American Express, Intel, Wal-Mart entre muitas outras já usam o SL para formação e aprendizagem.Uma nova realidade que não se pode deixar de levar em conta.
Acabo com uns números que mostram mesmo isso:

Monthly Spending by Amount (2007 March)
Transaction Size Residents
1 - 500 L$ 125,384
501 - 2,000 L$ 37,143
2001 - 5,000 L$ 27,347
5,001 - 10,000 L$ 20,262
10,001 - 50,000 L$ 36,541
50,001 - 100,000 L$ 8,232
100,001 - 500,000 L$ 7,692
500,001 - 1,000,000 L$ 910
Over 1,000,000 L$ 835
Total Customers Spending Money In-World 264,346

P. S. Na prestigiada Universidade de Harvard já há disciplinas a funcionar integralmente no SL. Entre nós a Universidade de Aveiro já lançou a sua ilha no Second Life , a Second.UA (o blogue na praia tem a informação, e o slrul é este), e a Universidade do Porto tem também aulas a funcionar no SL.




2 comentários:

Anónimo disse...

A Universidade de Aveiro já lá está representada ...

Unknown disse...

É verdade. No post scriptum falo disso. Mas não é a única.
De qualquer forma o investimento para comprar e manter uma ilha é considerável.