sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Depois do bacalhau, grupo Riberalves aposta nos vinhos

Tendo por base a matéria sobre a carteira de produtos, segue a seguinte notícia.



O grupo Riberalves, empresa que se dedica à indústria e comércio de bacalhau, inaugurou esta quarta-feira uma nova área de negócio, reforçando, assim, a sua carteira de negócios — na qual se destaca a marca de bacalhau Riberalves, a Novo Dia Cafés e a Riberalves Imobiliária — em duas áreas consideradas pelos responsáveis do grupo como “estratégicas para o futuro do País: agricultura e o turismo”. Num investimento de cinco milhões de euros, o grupo Riberalves deu a conhecer o seu projecto vínico, com forte componente no enoturismo, com a inauguração da Adega Mãe, localizada em Ventosa, Torres Vedras.

Implantada em 4.500 metros quadrados dos cerca de 40 hectares de vinha da Quinta da Archeira, a Adega Mãe tem uma capacidade de produção de 1,2 milhões de litros por ano. Inserida na região vitivinícola de Lisboa, foram já produzidos 400 mil litros de vinhos, resultantes da vindima de 2011, e que se encontram agora em estágio.

Na apresentação do projecto, João Alves, presidente do grupo, destacou a índole empreendedora da Riberalves ao longo dos mais de 25 anos de história, com investimentos em várias áreas de negócio. “O grupo sabe que os tempos que o País atravessa não são fáceis, mas acredita na sua capacidade de criar projectos inovadores e diferenciadores com sucesso. Cremos que a Adega Mãe será, com certeza, uma mais-valia para a região em que se enquadra o projecto e também para o País”, sublinhou João Alves durante a inauguração da adega.

Preparada para produzir uma completa gama de vinhos, o primeiro vinho da Adega Mãe é o DORY Colheita Tinto 2010, já disponível no canal horeca e com lançamento no mercado previsto para o início de 2012 na distribuição moderna. O nome escolhido dos vinhos “Dory”, que funcionará como marca umbrella dos vinhos da Adega Mãe, tem origem na pesca antiga do bacalhau, que era feita nos mares gelados do Atlântico por frotas portuguesas, em pequenas embarcações – os dóris –, fazendo assim um paralelismo com o core business do grupo Riberalves: o comércio de bacalhau.

Os vinhos da Adega Mãe estarão no mercado nos diversos canais de distribuição nacionais (on e off trade), sendo que o grupo Riberalves irá também fazer uma forte aposta na exportação, sobretudo em países como Angola, Brasil e Moçambique, bem como EUA, Inglaterra, Escandinávia e China.



Sofia Rocha 27602

Sem comentários: