terça-feira, 29 de julho de 2014

Site em manutenção: e o cliente?

Se é verdade que todos os sites precisam, de vez em quando, de manutenção, não deixa por isso de ser aborrecido chegar a uma página que nos pede, desculpando-se, para voltar mais tarde.

Mas porque não seguir o exemplo do TheGreatCourses.com e oferecer um cupão de desconto a quem não pôde usar o site quando pretendia?

Senhores da banca eletrónica (que têm os sites que mais frequentemente entram em manutenção no ciberespaço) aprendam!


segunda-feira, 30 de junho de 2014

Meo aposta em anúncio interactivo


A Meo lançou um filme publicitário para internet, em torno do festival Meo Sudoeste, podendo os espectadores assistir ao mesmo através das perspectivas dos protagonistas.
O filme da marca permitirá aos internautas assistir ao vídeo através de diferentes pontos de vista, bastando clicar na imagem, sendo depois remetido para a perspectiva dos protagonistas. A marca apostou ainda numa aplicação para a televisão, possibilitando aos clientes Meo acederem a diversos conteúdos alusivos ao Meo Sudoeste, que irá decorrer entre 6 e 10 de Agosto. Esta funcionalidade está disponível através do botão vermelho do comando Meo.
A mesma aplicação permite ainda o acesso a informações acerca da 18.ª edição do festival realizado na Zambujeira do Mar, nomeadamente consultar o cartaz do evento, biografias e videoclips dos artistas, informações relativas ao preço dos bilhetes e locais e venda e ainda um desconto de 15 euros e para clientes Meo no passe de cinco dias.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

domingo, 29 de junho de 2014

Golo de Ronaldo no top dos maiores momentos sociais no Facebook

O

golo de Cristiano Ronaldo no jogo de vitória de Portugal frente ao Gana (2-1), foi o segundo momento que mais impacto gerou no Facebook durante o dia de ontem, no âmbito do Mundial de Futebol.
Durante os encontros referentes ao Grupo G do Mundial 2014 (Estados Unidos da América 0-1 Alemanha e Gana 1-2 Portugal) registaram-se mais de 31 milhões de interacções no Facebook, geradas por cerca de 17 milhões de pessoas.
O golo de Cristiano Ronaldo que deu a Portugal uma vantagem de duas bolas a uma sobre a equipa do Gana, no minuto 80′, foi o segundo momento mais impactante, apenas superado pelo apito final do encontro entre a Alemanha e os Estados Unidos da América.
Destaque para os norte-americanos, tendo sido responsáveis por seis milhões de interacções, provenientes de 3.8 milhões de pessoas. Quanto aos mais activos, estes foram os homens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos.

Fonte:marketeer.pt

André Carrola

Como as marcas estão a aproveitar a mordidela de Suárez


A mordidela do uruguaio Luis Suárez ao italiano Chiellini está a ser um dos grandes temas em torno do Mundial de Futebol e marcas como a Bud Light, a Listerine, a Snickers ou até mesmo a McDonald’s não deixaram de aproveitar a oportunidade para lançar conversas no Twitter. Um verdadeiro exemplo, como lembra a Marketing News, de “real time marketing”, criado em torno do hastag #luis16suarez.
Diz a McDonald’s: “Luis Suárez se tiveres fome, vem morder um Big Mac”, enquanto a Snickers propõe “da próxima vez que estiveres com fome, só tens que trincar um Snicker”.
Recorde-se que segundos antes do Uruguai poder marcar o único golo da partida, o uruguaio Luis Suárez mordeu um dos seus rivais em campo, Giorgio Chiellini. Esta não foi contudo a primeira vez que o jogador teve tal gesto, tendo de facto sido a terceira vez que o jogador mordeu outro em campo.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

As 10 melhores campanhas nas redes sociais de 2013

1. WestJet Airlines - Milagre de Natal

2. Oreo - Tweet na Super Bowl

Durante a terceira parte da Super Bowl, uma falha de energia provovou um atraso de 34 minutos. Durante esse tempo a equipa de marketing da Oreo começou a publicar no Twitter a seguinte mensagem: "Power Out? No Problem. You can still dunk in the dark." Em poucos minutos, a mensagem tinha mais de 15.000 retweets e mais de 20.000 gostos no Facebook.

3. Real Beauty Sketches

4. Carrie - Surpresa Telecinética no Café


5. Lay´s - Cria-nos um sabor
A campanha "Do Us A Flavor" convidou os seguidores do Facebook a enviarem ideias para um novo sabor de batatas fritas. As ideias eram enormes, desde bacon com jalapeno a queijo grelhado. Os três melhores sabores foram mesmo vendidos nas lojas, e os fãs puderam votar no seu favorito - para que este fosse comercializado permanentemente.

6. Volvo Trucks - The Epic Split


7. Coca-Cola - Ser Pai

8. Fundação Make-a-Wish - Batkid salva São Francisco
Um menino de cinco anos de idade, Miles Scott, em remissão após lutar contra a leucemia, disse à Fundação Make-A-Wish  que o seu desejo era ser “Batkid”.
Utilizando a hashtag #SFBatkid, a campanha foi inteiramente direcionada para o Twitter (embora tenha tido também uma página no Facebook). Depois da campanha se ter tornado viral, milhares de pessoas em São Francisco ofereceu-se para ajudar a realizar o sonho do Miles.
A campanha tomou tamanha proporção que 20 mil pessoas compareceram para ver Miles salvar a donzela em perigo e receber a chave da cidade.

9. Guinness - Amizade

10. Somersby - A loja Somersby


Fonte: communitymanager.pt








sábado, 28 de junho de 2014

Colômbia promove turismo em Portugal


O turismo colombiano lançou uma campanha para promover o turismo daquele país em Portugal, medida que é acompanhada pela criação do primeiro voo directo entre ambos os países.
Com o mote “Colômbia é Realismo Mágico”, o objectivo desta campanha passa por despertar o interesse dos turistas portugueses que procuram “experiências diferenciadoras, mágicas, únicas e inesquecíveis”, segundo a marca. De forma a proporcionar o turismo português na Colômbia, o dia 1 de Julho assinala o lançamento do primeiro voo directo entre Lisboa e Bogotá. Esta ligação resulta de um acordo entre a Proexport Colombia, entidade responsável pela promoção comercial da Colômbia, e a TAP.
«O novo voo da TAP representa uma enorme oportunidade para estimular uma ainda maior dinâmica entre os dois países no que diz respeito ao comércio, ao investimento e ao turismo. Chegar ao ponto mais ocidental da Europa significa menos tempo de voo, com a vantagem de que Portugal tem uma extraordinária conectividade com a Europa, a Ásia e a África», afirma María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colombia. E continua: «Sem visto e com voos directos, estamos agora a entrar numa nova era no que diz respeito às relações entre Portugal e a Colômbia, conhecidos de sempre, de amizade tardia, mas de afectos sinceros que vão perdurar.»
Esta campanha insere-se na estratégia de promoção que a Proexport projectou para a divulgação nos mercados externos, estando presente em feiras, exposições e eventos em que a entidade participa.
Segundo informações da Organização Mundial do Turismo e da Migración Colômbia, o turismo estrangeiro naquele país cresceu uma média de 9,9% nos últimos oito anos (2006-2013), cerca de três vezes mais face à taxa registada a nível mundial, no mesmo período. O objectivo do governo colombiano passa por duplicar o número de visitantes e chegar aos quatro milhões de turistas em 2014, gerando três mil milhões de euros em receitas. Para 2030, o objectivo é chegar aos sete milhões de turistas.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

Cidade perde FM e apresenta nova imagem

S

em FM, a Cidade surge como a nova rádio do Grupo Media Capital Rádio, apresentando uma nova imagem e um novo posicionamento.
A nova imagem da marca surge “mais moderna e urbana”, visando reforçar a liderança no segmento jovem (15-24 anos). Perante a perda do “FM”, o Grupo Media Capital justifica essa decisão pelo facto de pretender “reforçar o posicionamento de uma marca líder que vai para além da antena”.
A Cidade emitiu ontem a primeira emissão sob a nova imagem, apresentando a nova assinatura “A Cidade não Dorme”, fazendo referência ao facto de acompanhar os jovens no seu dia-a-dia.
«A transformação que se vai operar na Cidade só tem paralelo com aquela que teve lugar em 2003 quando nasceu o actual projecto, que sempre se afirmou como um projecto vencedor, tendo rapidamente conquistado e mantido a liderança no campeonato das estações mais jovens. As diferentes alterações na indústria do entretenimento em geral e da rádio em particular e muito especialmente as alterações que se deram na sociedade e no estilo de vida dos jovens portugueses, estão na origem das mudanças que hoje se iniciam», afirma Nuno Gonçalves, director da estação.
Luís Cabral, administrador da Media Capital Rádios acrescenta ainda que «apesar de ser líder, a Cidade é hoje um projecto que não tem medo de rasgar e de traçar novos caminhos. Aquilo que materializamos agora é a nossa visão para o futuro da rádio. Será um novo produto, com um novo posicionamento e que incorporará toda a inovação que temos vindo a fazer ao nível de grupo de rádios líder em Portugal».
Para comunicar a nova marca, a Cidade irá lançar uma campanha multimeios, da autoria da Partners. Esta campanha estará presente em televisão (TVI, AXN e FOX), imprensa e outdoors, nas cidades de Lisboa e Porto, e ainda em online.

Fonte: marketeer.pt

André Carrola

Conforama lança campanha “sem IVA”

Nos dias 27, 28 e 29 de Junho, a loja da Conforama de Cascais, no CascaiShopping, irá realizar uma campanha em que todos os móveis irão estar à venda sem IVA.
Para quem inicia uma vida nova e se encontra na zona este é o momento para aproveitar.

Fonte: Distribuição Hoje