segunda-feira, 23 de junho de 2014

Este é o anúncio mais estranho que verás hoje

Vai ser difícil descobrires a que é que este anúncio está a fazer publicidade.
Este pessoal no Japão inventa cada coisa.


Fonte: tafixe.com
André Carrola

Universidade Europeia quer levar alunos a estudar no estrangeiro

Universidade Europeia lançou uma campanha multimeios que pretende levar os alunos a estudar em estabelecimentos de ensino estrangeiros.
“Estuda com um pé lá fora” é o mote da campanha que, segundo a marca, “pretende inspirar o estudante a sonhar mais alto”. Com a assinatura da agência O Escritório, a campanha estará presente em televisão, rádio, imprensa e internet, e irá decorrer entre 23 de Junho e 20 de Julho.
O objectivo da marca passar por divulgar a sua oferta formativa, que inclui estabelecimentos de ensino como a Escuela Universitaria Real Madrid (Espanha), London School of Economics and Political Science (Inglaterra), ESCE International Business School (França), Beijing Foreign Studies University (China), Kendall College (EUA), Istanbul Bilgi University (Turquia), Universidad Andrès Bello (Chile), NABA – Nuova Accademia di Belle Arti (Itália) e Universidade Anhembi Morumbi / Business School (Brasil).
A Universidade Europeia integra desde 2011 a Laureate International Universities, grupo internacional com mais de 800 mil estudantes, distribuídos por 75 instituições em 29 países, na América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia e Médio Oriente.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

Turismo gera pesquisas sobre Portugal


O Turismo é o grande impulsionador das pesquisas cibernéticas realizadas sobre Portugal, representando 81,7% do total. Segundo a consultora Bloom Consulting o interesse pelo Turismo de Portugal dentro e fora de portas é bastante equilibrado. Há praticamente tanta pesquisa nacional como estrangeira (53.15%).
De um total de 4.812.538 termos pesquisados online sobre os 308 municípios do país, 3.936.381 foram sobre Turismo. Talento (ou Viver) e Negócios ficaram pelos 800.353 (16,6%) e os 75.804 (1,5%), respectivamente.
Quase um terço das pesquisas sobre turismo tinha como foco Lisboa, seguida do Porto, de Faro, Braga e Albufeira. Funchal, Coimbra, Cascais, Sintra e Lagos completam o top10.
O alojamento foi o tema mais pesquisado na vertente Turismo. Visitar, Animação Turística, Restauração e Cultura ocuparam as restantes posições.
«Quando bem trabalhada, uma marca país, região ou município, é o principal activo de que dispomos. Deve, por isso, ser gerida de forma a pontenciar o que a destaca das demais.O nosso mais recente estudo tornou bem claro de que, no que toca à procura online, em Portugal, o que nos distingue é o Turismo», explica Filipe Roquette, director geral da Bloom Portugal.«Numa altura em que os orçamentos locais se encontram sujeitos a um processo de escrutínio intenso, as autarquias devem assegurar que todos os cêntimos gastos são um bom investimento. Porque não apostar naquilo que as pessoas realmente querem? Sabermos o que procuram sobre nós online e melhorarmos, é parte da solução», completa.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

Bookmarca reúne décadas de comunicação comercial

A Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca - Centromarca - celebrou o seu 20º aniversário com o anúncio do lançamento da Bookmarca.
A Bookmarca é um website que apresentará uma cronologia dos principais momentos das marcas portuguesas. A criatividade, design e desenvolvimento do website está a cargo da More e esprea-se estar operacional já no próximo mês.
João Paulo Girbal, presidente da Centromarca, afirmou no evento: "A Bookmarca vai permitir ao utilizador/consumidor navegar de uma forma intuitiva pelos últimos anos da comunicação de marcas em Portugal, e reviver centenas de conteúdos de que todos nos lembramos da TV, Rádio, Imprensa e Web. Este é um dos maiores desafios da Centromarca e em breve estará disponível para todos, será de fácil consulta, não só para quem quer recordar ou conhecer as campanhas que nos marcaram nas últimas décadas, como também acredito que será uma plataforma muito útil ao nível académico, uma vez que pretendemos concentrar um portfólio muito rico de comunicação de marcas e que servirá para perceber a evolução da comunicação e promoção das marcas no nosso país."

Fonte: marketeer.pt

João Paulo Girbal

domingo, 22 de junho de 2014

FIFA proíbe a ostentação de auscultadores da Beats durante o Mundial

Fora das quatro linhas, a luta acende-se entre as principais marcas mundiais.


Fora do terreno do jogo, são várias as estrelas do futebol mundial que utilizam headphones da Beats com as cores do país que representam. No entanto, o gesto, aparentemente inocente, incomodou um dos patrocinadores oficiais do evento, a Sony. E a FIFA optou por uma solução drástica e proibiu os jogadores de utilizarem os equipamentos da marca americana nos estádios e nas conferências de imprensa.
A Sony presenteou todos os jogadores que participam na fase final do campeonato do mundo com os mais recentes headphones da marca. Contudo, foram muito poucos os atletas que se renderam a este gadget, preferindo em vez disso utilizar os auscultadores da Beats By Dr. Dre - marca que foi adquirida no mês passado pela Apple - antes dos jogos, durante os treinos e até nas conferências de imprensa. 
Ellen Petry, especialista em marketing, em declarações à agência Reuters, sublinhou que “quando os fãs vêem os atletas no Mundial a utilizarem os seus Beats nos tempos livres, por escolha, a acção tem tanto impacto como vê-los a atarem os atacadores das chuteiras Adidas ou a beberem uma bebida patrocinada”.
Para a especialista em marketing a decisão drástica da FIFA, pode ter o efeito contrário para a Sony, uma vez que o facto de a marca de auscultadores não ser patrocinadora da prova, faz com que a mensagem chegue ao público como “mais autêntica e credível”, e que se sublinhe que os jogadores utilizam os equipamentos da Beats por gosto e não por obrigação.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, disputados em 2012, a Beats utilizou também a competição desportiva para aumentar a popularidade e ofereceu gratuitamente milhares de auscultadores aos atletas em competição e foram muitos os atletas, de diferentes modalidades, que exibiram o presente durante a prova, sem que a marca americana tivesse que desembolsar qualquer verba ao Comité Olímpico. 
Antes do início do Mundial, a Beats lançou um vídeo emotivo no Youtube sobre a competição, denominado “o jogo antes do jogo”. O anúncio, que conta com a presença de várias estrelas da competição, nomeadamente o brasileiro Neymar, o alemão Goetze, o holandês Van Persie e o mexicano Chicharito Hernández, tem mais de 15,5 milhões de visualizações no Youtube. 
Fonte: Publico.pt
André Carrola

O Futuro do Marketing Digital


sábado, 21 de junho de 2014

Como se comportam os portugueses durante o Mundial?

A derrota de Portugal por 4-0 com a Alemanha, na estreia do Campeonato do Mundo de Futebol no Brasil, foi vista por mais de três milhões de portugueses, com cerca de 600 mil adeptos a assistir ao encontro fora do seu lar.
Estes dados, apurados pela Initative em parceria com o Sapo, concluem que dos mais de meio millhão de portugueses que assistiram ao encontro, transmitido às 17h locais, 60% fê-lo no trabalho, enquanto 31% elegeram restaurantes e cafés para acompanhar a
partida.
Apesar de 86% dos telespectadores terem assistido ao jogo através da televisão, 43% utilizaram um dispositivo electrónico ao longo dos 90 minutos, com o smartphone a ser o dispositivo de eleição (21%). Dos espectadores que utilizaram este dispositivo, 67% fizeram-no para aceder a uma rede social, a maior parte por motivos relacionados com o jogo. As redes sociais têm sido uma das formas dos portugueses estarem a par dos resultados do Mundial, com 50% dos inquiridos a afirmar que utiliza este meio para acompanhar a competição.
O estudo refere ainda que 42% dos inquiridos tentarão assistir a todos os jogos que consigam, enquanto 17% mostra interesse em acompanhar apenas os jogos da Selecção Nacional. Quanto a prognósticos para o vencedor, 29% atribui a conquista da Copa do Mundo ao Brasil, 20% aponta a Alemanha como vencedora e 12% dividem a opinião entre Portugal e a Holanda.
As conclusões deste estudo resultam de um inquérito efectuado a 377 inquiridos com idade superior a 14 anos.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.

Fim às beatas no Meo Outjazz


A marca de cigarros e shishas electrónicos One Lite está a proceder à activação TrashOut no Meo Outjazz, distribuindo cinzeiros nos espaços onde decorrem os concertos.
Segundo a marca, “cada cinzeiro entregue dará mais dez segundos de vida ao Meo Outjazz e o tempo acumulado resultará num mega-evento Meo Outjazz, exclusivo para membros Trashout”. Para fazer parte deste evento basta devolver o cinzeiro no final dos eventos, no Coração Gigante One Lite, aguardando depois que um convite seja enviado para o email.
Na estreia, a One Lite recolheu 62 cinzeiros o que corresponde a mais 10 minutos e 20 segundos de Meo OutJazz.
Esta acção decorrerá todos os Domingos até ao fim desta edição do Meo Outjazz. O próximo evento terá lugar no Anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto, Lisboa.

Fonte: MARKETEER
Ângela Fernandes.