sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Gadgets Electrónicos 2.0

Por outras palavras , é uma "geringonça" eletrónica.

Os Gadgets têm função social de status (além da lógica finalidade do aparelho), quando se tratam de equipamentos ostensivos.

Na medida a que se referem, na sua maioria, a equipamentos de ponta e por muitas vezes com preços elevados, a gíria Gadget é referência de produto tecnológico para poucos, embora seja usada de forma genérica quando se trata de software.

(Santa Wikipédia, que seria de nós sem ela... Será ela também mais um "Gadget"?)

Aqui vos deixo a comparação entre dois Gadgets, cada um no seu momento claro.

Quem disse que um bom produto é crucial para ter sucesso?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mestrados

Mais um conjunto de mestrados em marketing foi concluido com sucesso na Universidade da Beira Interior.


Aqui ficam as fotos.

Amanda Pimpão - O perfil do Turista na Região da Beira Interior.


Cristina Marisa Martins Manteigas - A Influência da marca na decisão de compra. Análise dos produtos de higiene pessoal e doméstica.


Luís Filipe Costa Moura Loureiro - Introducing and testing FLIBESA, a consumer porfiling tool for the FInancial Industry: The Case of Millennium bcpbanck and the Portuguese diaspora in the USA.


Outras foram defendidas, nomeadamente pelo Diogo Vidigueira, Sérgio Lopes, Filipa Santos e Zéllia Ziza, mas infelizmente não dispomos de registo fotográfico.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os animais já descobriram

Esta é a nova campanha de sensibilização para o problema do aquecimento global da Quercus .Foi feita pela agência McCann Erickson. É uma fábula moderna, com um final que ficou triste no vídeo, mas pode ser feliz na vida real.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

IKEA cria "Big Brother"



Nils é um jovem alemão que decorou o seu apartamento com móveis do IKEA. Até aqui, tudo normal. Mas Nils não é um cliente qualquer da empresa sueca. Através de uma webcam deixou que os internautas sigam o processo de mobilar a sua casa, já que forma parte de uma campanha de marketing para dar a conhecer o seu novo catálogo.

Sob o nome "Espera até Setembro", a campanha, que começou em finais de Agosto, mostrava Nils durante as 24 horas do dia em sua casa, primeiro vazia e a pouco e pouco com mais móveis através de uma webcam.

A agência responsável foi a alemã Nodpol.

Os internautas podem ainda ver as andanças de Nils no Twitter , colocar nos seus sites um visor para espiá-lo,ver os seus melhores vídeos no Youtube, enviar-lhe um email e até telefonar-lhe. Uma espécie de "Big Brother", mas com comunicação com o exterior.

in Marketing News

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Covilhã Cidade 5 Estrelas - O Novo Posicionamento da Covilhã

(Clique na imagem para ampliar)

Covilhã, cidade cinco estrelas é o conceito que está na base da criação da marca da cidade, apresen­tada ao público no final de Agosto. O objectivo é não só diferenciar a Covilhã de outras cidades concorren­tes - como a Guarda, Cas­telo Branco, Viseu ou até Portalegre - mas também posicioná-la como uma ci­dade cinco estrelas para investir, para descobrir e para viver.

Com isto a marca "pisca o olho" a potenciais investidores, a turistas e aos próprios residentes, os três core targets que pre­tende atingir, ao mesmo tempo que se apropria de um território ainda "vago": a serra da Estrela, tirando assim partido de todo o imaginário que lhe está as­sociado (ponto mais alto do País, desportos de Inverno, cidade de montanha). Além disso, na imagem ins­titucional da cidade - o brasão de armas - já existia uma estrela de seis pontas, que foi reaproveitada na nova identidade.

Nesta, as cinco estrelas apresentam um movimento ascenden­te, numa alusão ao cresci­mento sustentado da cida­de e que era necessário co­municar, mas também à Serra da Estrela, cenário envolvente deste concelho. O conceito "cinco estrelas" foi ainda declinado em cinco áreas-chave relativas à cidade, onde cores, texturas e formas foram utilizadas para caracterizar essas mesmas áreas. Assim, à estrela amarela corresponde a hospitalidade, a azul representa a inovação, a laranja significa proximidade, a encarnada traduz a ideia de tradição, e o verde remete para o lazer.

Esta nova logomarca deverá coabitar com o símbolo gráfico já existente. Ou seja, na comunicação institucional deverão aparecer os dois, ficando o uso exclusivo do novo logótipo reservado para a comunicação local e de eventos.

A Bus Consulting foi a empresa que ganhou o concurso para a criação do conceito para a marca Covilhã, tendo para tal criado todo o racional estratégico e a logomarca. Neste trabalho, a consultora identificou como elementos distintivos da cidade a sua capacidade de atracção de investimento (estando já instalado o pólo industrial), as oportunidades geradas pela fixação da universidade e consequente rejuvenescimento da população, a melhoria das acessibilidades, o que se traduz no aumento do potencial turístico da cidade, e a presença no 18° lugar no ranking das 50 melhores cidades portuguesas para viver. A promessa que a Covilhã agora deixa é a de "uma cidade moderna e dinâmica, ideal para quem lá vive, para quem quer estudar, investir ou, simplesmente, para quem procura novas experiências e sensações".

 Além da criação do logótipo, a Bus Consulting deixou à câmara municipal uma série de recomendações sobre como o aplicar no seu dia-a-dia. Entre estas estão a criação de um programa motivacional em que a própria autarquia classifica as entidades que a isso se candidatarem como sendo de "cinco estrelas" - a realização de um festival de Inverno e a organização de eventos na área da moda ou do desporto para explorar o star system e apoiar o conceito "cinco estrelas". Em cima da mesa está também a proposta para a criação de uma linha de merchandising.

Notícia Semanário Económico

Pessoalmente acho o conceito criativo interssante e bem trabalhado ao nível das associações. Qual a vossa opinião?