A RFM e a Rádio Renascença cimentaram no terceiro trimestre deste ano a liderança do ranking de audiências no mercado radiofónico nacional. De acordo com os dados do Bareme Rádio, esta semana divulgado pela Marktest, os valores de audiência acumulada de véspera (AAV) das duas estações do Grupo Renascença apresentaram-se em crescimento tanto face ao período homólogo de 2005 como na comparação com a vaga anterior deste estudo, fechando o trimestre com índices de AAV de 13,7% e 10,1%, respectivamente. Também em crescendo na comparação homóloga com o terceiro trimestre de 2005 apresentou-se a Rádio Comercial, do grupo Media Capital Rádios.
Menos positivo foi o comportamento da Cidade FM que, entre Julho e Setembro de 2006, obteve uma AAV de 4,8%, uma quota de audiência que traduz uma quebra homóloga de 9,4% e um recuo de 7,7% na comparação com a vaga anterior do Bareme. Igualmente em quebra nestes dois itens de comparação apresenta-se a TSF, estação que registou uma quebra homóloga de 12% nos seus índices de AAV e um decréscimo de 8,3% na comparação com a segunda vaga de 2006 do estudo da Marktest.
Em termos globais, a terceira vaga de 2006 do Bareme Rádio indica que os índices de audiência das rádios nacionais se apresentam ligeiramente em alta entre Julho e Setembro deste ano: a AAV do total rádio situou-se nos 57,2%, mais 0,4% que no terceiro trimestre de 2005 e mais 2,9% que na vaga anterior do estudo.
No que se refere às quotas de audiência por grupos de rádio, o Grupo Renascença mantém a liderança do mercado, com 24,7% de AAV e um share de audiência de 38,7%. Na segunda posição surge o Grupo Media Capital Rádios, com uma AAV de 14,6% e um share de audiência de 21%, seguido pelo Grupo RDP, com uma AAV de 9% e um share de 13,2%. Na quarta posição deste ranking encontra-se a TSF/Press, com AAV de 4,4% e share de audiência de 4.9%.
E tu Bimarketer, que estação de rádio ouves?