domingo, 11 de novembro de 2012

Coca-Cola terá rede social semelhante ao Instagram

Coca-Cola terá rede social semelhante ao Instagram

A marca de refrigerantes Coca-Cola prepara-se para lançar uma rede social dedicada a fotografias, à semelhança da aplicação móvel Instagram, detida pelo Facebook. A marca pretende que os consumidores respondam, através das imagens que publicam, à pergunta “O que o faz feliz?”
A rede social Happy Places está a ser testada com uma aplicação gratuita na App Store, da Apple, embora ainda não esteja disponível na loja digital portuguesa. No futuro, a rede social estará alojada no site, mas ainda não é conhecida a data de lançamento.
“O seu dia, os seus amigos, as suas viagens, a sua música… a sua vida é repleta de momentos felizes dignos de serem guardados e partilhados. Happy Places da Coca-Cola é o lugar onde pode publicar fotos dos seus momentos felizes, partilhá-los e lembrá-los a qualquer momento”, diz a Coca-Cola em nota de imprensa, citada pelo site da Exame brasileira. “Tire uma foto ou escolha uma dos seus álbuns, adicione ao seu perfil e partilhe aquele momento de felicidade com os seus seguidores em Happy Places, ou seus amigos no Facebook ou Twitter”, acrescenta a marca.
A Coca-Cola não divulgou detalhes sobre o funcionamento da rede social. De acordo com a Exame brasileira, o serviço Happy Places não disponibilizará filtros como o Instagram, mas, à semelhança do que acontece com outras redes sociais, como o Twitter, será possível o uso de hashtags, para que os utilizadores encontrem com maior facilidade coisas felizes que têm em comum com outras pessoas.
 
Fonte: Marketeer Online
Eliana Raposo, nº 29502

Vendas da McDonald’s caem pela primeira vez em nove anos

A cadeia de restaurantes fast-food McDonald’s anunciou uma quebra de 1,8% das vendas comparáveis em Outubro, face ao período homólogo, algo que não acontecia desde Abril de 2003. A actividade da empresa recuou em todos os mercados.
Os resultados dizem respeito às vendas comparáveis, o que engloba apenas as vendas das lojas (quer sejam lojas próprias ou franquias) da marca que estão abertas há pelo menos 13 meses (incluindo as que estiveram fechadas temporariamente). Em Outubro do ano passado, as vendas subiram 5,5%.
Nos Estados Unidos da América, o principal mercado da McDonald’s, representando cerca de um terço das receitas da companhia, as vendas comparáveis recuaram 2,2%. Os resultados ficam a dever-se sobretudo a uma “procura modesta e ao aumento da competitividade”, explica a McDonald’s em nota de imprensa disponibilizada no seu site. No mercado norte-americano, alguns concorrentes da marca, como as cadeias Burger King, Wendy’s e Taco Bell têm procurado diversificar o seu portefólio, por forma a conquistar quota de mercado à empresa liderada por Don Thompson.
No mercado europeu, onde o bom desempenho da marca no Reino Unido foi penalizado pela quebra noutros mercados, as vendas também diminuíram 2,2%. Para combater o ambiente de “incerteza económica” que afecta o segmento da restauração no Velho Continente, a McDonald’s prepara-se para reforçar, no mercado europeu, a aposta em publicidade e lançar “novos menus com maior diversidade de preços”, bem como “melhorar a experiência nos seus restaurantes para atrair mais clientes”, anuncia a marca.
Já nos mercados Ásia/Pacífico, Médio Oriente e África, as vendas regrediram 2,4% em Outubro, com os piores resultados a verificarem-se no Japão, Austrália e China. Nestes mercados, a empresa prepara-se para alargar a oferta de menus adaptados ao gosto local, como prova a abertura de duas lojas vegetarianas na Índia.
«Apesar de as vendas de Outubro reflectirem os desafios actuais do mercado global, estou confiante que as estratégias e ajustamentos que estamos a implementar irão conduzir a um aumento das vendas e dos lucros», refere Don Thompson, presidente e CEO da McDonald’s.
A McDonald’s tem à volta de 34 mil restaurantes num total de 119 países e serve cerca de 69 milhões de clientes por dia.

Fonte: www.marketeer.pt

Claudia Pinto nº26374
 

L'Odyssée de Cartier

No seguimento da unidade curricular "Gestão de produtos e marcas", aqui está um grande exemplo, com um video pormenorizado e bem representativo do que o luxo pode ser...


Andreia Ferreira nº28751

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Crowdfunding

A comunidade já há vários anos que conhece o conceito através da rede Kiva, mas desde o ano passado que o crowdfunding tem crescido em Portugal.

No fundo é um esforço coletivo, normalmente através da Internet, de recolher fundos para financiar projetos de outros, sejam de empreendedorismo, artísticos, ambientais, investigação científica, desenvolvimento de software, etc.


Alguns dos principais sítios portugueses são o PPL (que ajudou a financiar por exemplo o último álbum dos Primitive Reason), MassiveMov, Redebiz, ou a Naturfunding.

Mais informação aqui.

Ou podem ver a Tedx de Victoria Westcott



Imagem retirada daqui.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Freeport triplica descontos às quintas-feiras

Apartir de amanhã e até ao final do mês de Novembro, o Freeport irá oferecer descontos a triplicar todas as quintas-feiras.
A iniciativa “quintas-feiras loucas” consistirá em descontos adicionais sobre o desconto outlet e na devolução de 10% do valor das compras realizadas nas lojas participantes, entre 100 e 500 euros, na forma de cheques Freeport que poderão ser descontados nas compras de Natal entre 1 e 15 de Dezembro, anuncia o outlet em nota de imprensa.
«A mecânica da iniciativa permite que o desconto acumulado chegue facilmente aos 80% ou mais em alguns casos. As lojas terão os descontos adicionais assinalados, quer seja numa gama de produtos ou em toda a loja», afirma Catarina Tomaz, directora de marketing do Freeport. «Com muitas das lojas do outlet envolvidas nesta iniciativa, estamos seguros de que as oportunidades das quintas-feiras serão um reforço de peso para visitar o Freeport», comenta.
Entre as lojas participantes na iniciativa “quintas-feiras loucas” encontram-se a Hugo Boss, Tommy Hilfiger, Pepe Jeans, Lacoste, Adidas, Geox, Billabong, Quiksilver, Replay, Levi’s, Chevignon, Converse, entre outras.
A iniciativa é acompanhada por uma campanha de comunicação que estará presente, durante este mês, em rádio (Rádio Comercial e M80), outdoor, mupis e internet. A campanha contou com a criatividade da agência Nossa.

Fonte: Revista Marketeer

Margarida Monteiro
nº 24574

domingo, 4 de novembro de 2012

Vodafone

A Vodafone regressa na segunda-feira, 5 de Novembro, às ruas de Lisboa e Porto com mais uma iniciativa Momentos Vodafone, desta vez oferecendo castanhas assadas. Em Lisboa, as castanhas podem ser provadas na Action Store Vodafone no Parque 

das Nações (dia 5) e até ao dia 9 de Novembro, no Marquês de Pombal, no Saldanha, nas Amoreiras, no Campo Pequeno e no Terreiro do Paço. Entre os dias 6 e 9 estarão também na Av. de Roma (junto à estação da CP).
No Porto, as castanhas assadas serão oferecidas de 5 a 8 de Novembro na Casa da Música, no Hospital de S. João, na Rotunda da Circunvalação, na Foz (Castelo da Foz) e no Edifício Vodafone na Av. da Boavista (apenas no dia 5). Entre os dias 6 e 8 estarão também na Rotunda da Boavista, junto à Loja da Vodafone.
Em todos estes locais a oferta de castanhas decorrerá entre as 12h00 e as 19h00





Foto: A Vodafone regressa na segunda-feira, 5 de Novembro, às ruas de Lisboa e Porto com mais uma iniciativa Momentos Vodafone, desta vez oferecendo castanhas assadas. Em Lisboa, as castanhas podem ser provadas na Action Store Vodafone no Parque das Nações (dia 5) e até ao dia 9 de Novembro, no Marquês de Pombal, no Saldanha, nas Amoreiras, no Campo Pequeno e no Terreiro do Paço. Entre os dias 6 e 9 estarão também na Av. de Roma (junto à estação da CP).
No Porto, as castanhas assadas serão oferecidas de 5 a 8 de Novembro na Casa da Música, no Hospital de S. João, na Rotunda da Circunvalação, na Foz (Castelo da Foz) e no Edifício Vodafone na Av. da Boavista (apenas no dia 5). Entre os dias 6 e 8 estarão também na Rotunda da Boavista, junto à Loja da Vodafone.
Em todos estes locais a oferta de castanhas decorrerá entre as 12h00 e as 19h00





Romão Pereira

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

E-UBIVERSO

Alunos de Marketing e da UBI, desde já quero destacar que este post apenas têm como fim publicitar e dar a conhecer uma lista que vai concorrer ao conselho geral. Não querendo criar atritos por isto, apenas digo que todos os estudantes devem estar atentos ao que se passa à vossa volta, vocês TODOS têm o dever e o direito de se informar de cada uma das 5 listas existentes e dia 6 votar naquela que acham mais apropriada.
Eu fazendo parte de uma delas, deixo-vos aqui um pouco de informação sobre a mesma.


E-UBIVERSO É Diversidade. É Motivação. É Coesão. É Autonomia. É Responsabilidade. 10 estudantes, 10 cursos ao Conselho Geral da Universidade da Beira Interior .

 


JUNTOS SOMOS MAIS, UNIDOS VAMOS REPROGRAMAR A MUDANÇA!










 +Info em https://www.facebook.com/E.Ubiverso

Ricardo Gugel.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Apple nunca mais conseguirá usar o factor surpresa

iPad Mini foi desvendado meses antes da sua apresentação oficial!

No início do ano e porque a questão já era importante e criava problemas estruturais na Apple, o CEO da Apple – Tim Cook – disse abertamente que iria dobrar as medidas que conferiam aos projectos da marca de Cupertino, um maior secretismo. Mas não funcionou! Aquela célebre frase que assinalava o momento WOW “one more thing” já não existe – facto foram todos os pormenores do iPhone 5 que vieram a público muito antes deste ser apresentado oficialmente.

Poderá a Apple voltar a conseguir ter os seus projectos em segredo?



Provavelmente não. Um relatório recente mostra que depois de conversar com um número de funcionários da Apple sob a condição de anonimato, este refere que enquanto o “Quartel General” da Apple em Cupertino é tão secreto, como sempre, nos novos produtos, no que toca às empresas de produção asiáticas a Apple aqui nada pode pode fazer. São muitas as fugas de informação de todos e mais alguns detalhes, tanto na produção como na cadeia de abastecimento.

Segundo um funcionário da Apple:

“Apple’s security practices are targeted at making sure US employees don’t leak stuff, but everything comes out of China now,”

refere ainda que…

“I think Apple’s secrecy mode is really outdated.”

E porque está em desuso?

Enquanto as pessoas que trabalham directamente para a Apple têm orgulho em manter o segredo, até porque é uma forma de mostrar respeito pelo árduo trabalho dos seus colegas, o mesmo não se passa com os alguns trabalhadores asiáticos. Estes vêem as fugas de informação como uma rampa de promoção, e têm bastante tempo para trabalharem a fuga de informação, isto porque a Apple, dado o volume de produção, está obrigada a colocar os produtos em produção meio ano antes do seu lançamento.

Temos visto fugas de informação que vão desde a peça mais visível, ao mais ínfimo conector. Tudo vem parar à web!



E as fugas de informação vão piorar! Isto porque cada vez mais e tendo em conta as quezílias entre marcas, existem milhares de pessoas que não têm interesse nenhum em manter em segredo as novidades que a Apple prepara. Enquanto a Apple não produzir dentro de portas, nos Estados Unidos, será cada vez mais difícil manter qualquer segredo sobre qualquer novo produto, até porque muitos funcionários entendem que estas fugas os podem projectar no mundo da web e até noutros negócios em torno destas informações.

Por outras palavras, digam adeus ao factor surpresa, ao tão esperado “one more thing”. A Apple é uma vítima de si mesma, do seu crescente e massivo sucesso. Embora nenhum executivo e nem mesmo nenhum apreciador da marca esteja contente com este facto, a verdade é que até na Apple já se sente que este cenário tornou Tim Cook mais secreto e silencioso que o próprio Steve Jobs alguma vez o foi.



A Apple é grande demais para manter qualquer coisa em segredo. Existem elos fracos a mais numa corrente tão grande e tão dispersa.

Fonte: http://arstechnica.com/apple/2012/10/apples-secret-garden-the-struggle-over-leaks-and-security/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+arstechnica%2Findex+%28Ars+Technica+-+All+content%29
Vasco Lindeza, Nº 28632.