segunda-feira, 12 de junho de 2006

Três pontos já cá cantam!

Agora só espero que seja como no europeu: Que o último resultado seja igual ao primeiro!


sexta-feira, 9 de junho de 2006

Hoje começa o mundial!

Campanha de outdoors do Canal 2, que pelos vistos é quem passa os jogos do mundial na Bélgica.
A agência é a Duvalguillaume Antwerp.

Quatro longas semanas de MUNDIAL DE FUTEBOL. A partir de 9 de Junho.

terça-feira, 6 de junho de 2006

A outra face do marketing

A responsabilidade social das empresas está cada vez mais na ordem do dia. As grandes empresas compreenderam que podem colher frutos maiores e mais saborosos se alimentarem se regarem os seus pomares e alimentarem convenientemente as árvores.

Agora é a vez da Pfizer Consumer Healthcare, que decidiu cuidar dos seus "pomares" e para tal vai investir 70 mil euros numa campanha de responsabilidade social com o slogan “Hextril e a sua Farmácia vão mudar a vida de uma criança em 2006”.

Com o objectivo de apoiar as crianças da Associação Ajuda de Berço da
campanha a empresa conta com o apoio de 270 farmácias em todo o país.

Para esta promoção foi criada a mascote Super Xtril que protagoniza a campanha que vai estar presente em calendários do Super Xtril, expositores de balcão, t-shirts do Super Xtril, entre outros.

Já agora, se alguém estiver interessado em ir trabalhar para a pfizer pode começar aqui. Há lugares disponíveis em Portugal.

domingo, 4 de junho de 2006

Os direitos dos Blogues

Tribunal da Califórnia concede direitos jornalísticos a Blogers

Uma decisão inédita e que poderá mudar o jornalismo na era digital foi tomada pelo Court of Appeal (Tribunal de Recurso) de San Jose, na Califórnia, que considerou que os bloguers, do mesmo modo que os jornalistas tradicionais, têm direito a manter a confidencialidade das suas fontes.

Segundo o San Francisco Chronicle, um grupo de bloguers decidiu ir a tribunal depois da multinacional Apple ter tentado força-los a revelar a identidade da pessoa, provavelmente um empregado da empresa, que lhes forneceu detalhes de um projecto denominado Asteroid, cujas informações foram rapidamente difundidas em várias páginas de internet.

Os três juizes que analisaram o caso, numa sentença de 69 páginas, decidiram que os blogers não têm obrigação de revelar as suas fontes e podem proteger-se nas mesmas leis que defendem os jornalistas tradicionais, quer na Primeira Emenda, quer na Shield Law da Califórnia.

A decisão do Court of Appeal de San Jose, que veio contrariar uma do Santa Clara County Superior Court, fala das alterações na forma em que se conseguem e publicam notícias. Nesta deliberação, o tribunal considera que as páginas de Internet devem ser tratadas da mesma forma que jornais, televisões e rádios.

Por seu turno a Apple argumentou que os bloguers não podem ser considerados jornalistas, mostrando também a sua preocupação para com o facto de a internet facilitar a divulgação pública dos seus segredos e, consequentemente, à concorrência. A empresa, que não processou directamente os bloguers, pôs em tribunal o servidor de internet, que tem acesso aos e-mails trocados entre os bloguers e as suas fontes.

A sentença assinala ainda que os direitos dos bloguers são extensivos à protecção dos seus e-mails, chamadas telefónicas e documentos escritos.

Será que isto se aplica a Portugal?

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Marketing de causas



Um bom video de Marketing de causas:



Áreas de marketing e comercial continuam a garantir emprego

Por Rui Oliveira Marques

De acordo com a Ray Human Capital, as áreas comercial e de marketing são aquelas que têm registado maior oferta de emprego. Segundo um estudo da consultora, a maioria das empresas pretende contratar durante 2006

Nos próximos seis meses deverá aumentar o número de postos de trabalho nas empresas, adianta um estudo divulgado pela consultora Ray Human Capital. A consultora inquiriu 50 empresas entre Dezembro de 2005 e Fevereiro deste ano. Os resultados indicam que 62% das empresas prevêem aumentar o número de colaboradores, contra os 6% que considera diminuir a equipa. "Parece, desta forma, expressar-se uma tendência positiva no que diz respeito ao mercado de emprego, dados que são suportados pela melhoria da confiança das empresas dos vários sectores identificada pelos inquéritos realizados pelo INE em Fevereiro de 2006", comenta a empresa em comunicado. A consultora indica que estes valores vão ao encontro dos número do INE que apontam para uma quebra do crescimento do desemprego a nível nacional. Mesmo assim, 21% das empresas referiram ter diminuído seus quadros de pessoal, enquanto 18% mantiveram os quadros estáveis. Não deixa ainda de ser relevante que 79% das empresas que responderam encontram-se em processos de mudança na estrutura das suas equipas.

O estudo da Ray Human Capital adianta também que para recrutar novas pessoas, as empresas optam, em 24% dos casos, por entidades especializadas externas à empresa, contra os 76% que respondem às necessidades de aumento da equipa com base nos seus recursos internos. Dez por cento dos inquiridos indicam que o site da própria empresa é uma fonte de recolha de candidaturas, sinal da importância que as novas tecnologias começam a ganhar no recrutamento. A Ray sublinha, no entanto, o peso que o contacto pessoal representa na hora de contratar novas pessoas. É um "factor indicador de uma menor maturidade do nosso mercado de emprego", define a Ray Human Capital, que acredita que "quando não complementada com uma avaliação posterior da adequabilidade ao posto, pode apontar para uma abordagem menos objectiva e portanto mais falível no que diz respeito à selecção de novos elementos para a organização".

Os sectores mais procurados
A procura de profissionais com experiência destaca-se no sector comercial, que representa 20% dos postos preenchidos. Os recursos humanos e marketing ocupam 14,2% e 13,2% dos novos postos, respectivamente. A área da produção surge com 11,3% das ofertas. No entanto, há sectores em que a evolução tem sido negativa. Em retracção observam-se as funções ligadas às áreas administrativa e financeira, informática e comunicações, investigação e desenvolvimento, e logística que, no seu conjunto, absorvem 24,5% das necessidades de emprego.

Segundo a Ray Human Capital, outro dado interessante prende-se com o facto de 3,8% das contratações do último semestre do ano passado terem sido ao nível da direcção geral das empresas, "situação que poderá indiciar alguma renovação ao nível dos gestores de topo das organizações analisadas", observa a consultora.

A fechar, as variáveis relacionadas com os perfis de profissionais procurados, apontam para uma distribuição equilibrada entre os dois sexos: 52% de homens para 48% de mulheres. A variável experiência continua a ser importante. O estudo indica que em 85% das ofertas é exigido aos candidatos um percurso profissional anterior.

Notícia copiada de Meios & Publicidade

Uma imagem vale mais V

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Revista GQ com duas capas

A edição de Junho da revista GQ, do grupo Cofina, vai chegar às bancas com duas capas distintas. José Mourinho e Merche Romero serão as figuras presentes na primeira página da revista, que irão dividir a atenção dos leitores que no interior irá conter os mesmos conteúdos, apenas as capas irão diferenciar-se pela figura escolhida.

A tiragem desta edição será reforçada, apesar de ainda não estar definido um número nem a percentagem de exemplares impressos com cada figura. Esta acção segue a tendência das suas irmãs europeias, de forma a inovar para captar a atenção dos seus leitores.



Eu já sei qual vou comprar. E tu?