A aposta da aplicação nas marcas, que passará pela criação de novos espaços de publicidade personalizada e que incluirá ferramentas como Shazam Data Insights ou Shazam Branded Content, permitirá às marcas usar os dados sobre comportamento do consumidor recolhidos pela aplicação para desenvolver acções dirigidas. Para já, está a ser testada pela Coca-Cola, que lançou a campanha Share a Coke and a Song, que utiliza tecnologia visual para que as latas sejam “shazamáveis”, ou seja, ao fazer scan com a aplicação sobre as latas Coca-Cola os consumidores descobriam qual a música em cada lata e recebem uma aplicação via Shazam para gravar um vídeo para dobrar o áudio da música e partilhar as suas criações através das redes sociais com a hashtag #ShareaCoke.
O Email Marketing não está morto, precisa apenas de ser modernizado. Um estudo realizado no Reino Unido indica que existe uma probabilidade 63% maior de as pessoas abrirem um email de uma marca se este tiver um emoji no campo “assunto”. O mesmo estudo, realizado pela Mailjet, deixa ainda outro dado: a probabilidade é ainda maior (95%) se o emoji estiver associado a conteúdo sarcástico.
E qual o emoji com uma taxa de sucesso mais alta? Aquele que foi considerado pelos dicionários Oxford como a palavra do ano 2015 e que é conhecido como lágrimas de felicidade. Os emails com este símbolo no assunto registaram uma taxa de aberturas de 41%.
Mas atenção, a utilização de emojis não é garantia de sucesso. É preciso assegurar que estão a ser utilizados os símbolos correctos, não só do ponto de vista da mensagem que transmitem mas também do ponto de vista técnico. É que nem sempre os emojis são visíveis em todas as plataformas ou browsers e um email com uma série de símbolos estranhos sem significado deverá ter o efeito oposto ao pretendido.