sábado, 26 de agosto de 2006

Outra forma de dizer


Conta-se que havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco dizia:”Por favor, ajude-me, sou cego”.
Um técnico publicitário, que passava em frente desse cego, parou, olhou o cartaz e viu no boné, apenas umas poucas moedas.
Quis ajudar aquele cego e, sem pedir licença, pegou no mesmo cartaz, virou-o, pegou no giz e escreveu um anúncio ligeiramente diferente. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi-se embora.
O cego apercebeu-se do que tinha acontecido, mas não interferiu.
Pela tarde, o mesmo publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola.
Agora o seu boné estava cheio de notas e moedas.
O cego reconheceu as pisadas e perguntou-lhe se havia sido ele quem reescreveu o seu cartaz, sobretudo porque queria saber o que tinha escrito.
O publicitário respondeu: “ Sim, fui eu; mas não escrevi nada que não tivesse de acordo com o seu anúncio, apenas usei outras palavras”
Sorriu e continuou o seu caminho.
O seu cartaz dizia: “Hoje é Primavera em Paris, e eu não posso vê-la”. (E nada pedia).
Mudar os nossos esquemas pré concebidos… pode trazer novas perspectivas e conseguir resultados muito mais positivos. Precisamos sempre de escolher a forma certa de comunicarmos com as pessoas, de modo a entrar-lhes no coração, produzindo mudança de atitude.

Use as palavras certas!

Marketingold
À conquista das Emoções!
www.marketingold.blogspot.com

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Acertar nem sempre é fácil.

Have you been hit?

Esta é a assinatura da campanha irlandesa que apela à realização de testes ao vírus VIH.

A acção, que custou à cidade de Filadélfia 184 mil euros, tem como imagem a foto de um jovem negro sob a mira de uma arma.

É contra esta imagem e a mensagem que pode esta pode transmitir que uma associação de gays irlandesa decidiu protestar e conseguiu que a campanha institucional fosse retirada das ruas, segundo noticias dos jornais americanos.

"Por a cara de um homem negro no centro da mira de uma arma lança uma mensagem prejudicial sobre a violência e sobre os homens de raça negra", declara em nota a Black Gay Men's Leadership Council.

A campanha, retirada das ruas pelas autoridades locais, era dirigida a homens gays e bissexuais e tinha como objectivo sensibilizar as pessoas para fazerem o teste da SIDA.

A campanha foi lançada no finail de Maio com anúncios em autocarros, teelvisão e um website, mas foi suspensa por se considerar que poderia representar um convite à violência contra a comunidade gay, especialmente de ascendência africana.

Um caso de um "hit" que nunca o chegou a ser, ou não...

Podem ver as imagens da campanha aqui

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Publi... Memorável


No passado dia 12 de Agosto, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) procedeu à estreia do seu mais recente projecto, o "PUBLI... MEMORY".
A estreia foi um sucesso e contou com a passagem de milhares de espectadores na esplanada Silva Guimarães que, ao longo de 90 minutos de evento, tiveram a oportunidade de apreciar "the best of" da publicidade mundial, apresentada pela FORDOC nos últimos 3 anos de trabalho.
Elementos do Instituto Português da Juventude (IPJ), que estiveram presentes durante todo o evento, declararam que "a FORDOC é um exemplo a seguir e pretende-se manter esta parceria em futuras acções promovidas pelo IPJ".
Após esta primeira apresentação do "PUBLI... MEMORY", a FORDOC tem uma outra data agendada, para dia 25 de Agosto, na cidade de Tomar, estando este evento integrado na Agenda Cultural da Câmara Municipal de Tomar.
Pretendendo que se torne, uma vez mais, numa noite Publi... Memorável!

Mais informações em
www.fordoc.com

Sara Gaspar

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

A espanhola precisa de ajuda

Meus caros amigos, preciso seriamente da vossa ajuda!!

Tenho arranjado um estágio numa empresa em Portugal, mas para poder fazê-lo preciso conseguir a equivalência do meu grau académico na UBI. Tenho enviado muitos e-mails a muitas pessoas para perguntar o que tenho de fazer para conseguir isto, que documentos tenho de levar à UBI... e ninguém me responde!! Estou mesmo a me desesperar porque os prazos para o estágio são bastante limitados e se não apresentar a documentacão, não poderia fazê-lo.

Alguém pode-me ajudar?? Alguém sabe o que preciso?? Acho que tenho de levar qualquer coisa assinada pelo consulado de Portugal na Espanha, mas desde o consulado também não me respondem!!

Ainda há aí alguém que não esteja de férias e possa-me ajudar um bocadinho?? Obrigadinha!!!

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

"PUBLI... MEMORY"


“PUBLI… MEMORY” (estreia)
Figueira da Foz - 12 de Agosto

Esplanada Silva Guimarães - 22 horas

A mostra Internacional de Publicidade “PUBLI… MEMORY” é um "trailler" gigante que resume os vários eventos publicitários que a FORDOC realizou nos quatro anos de actividade. Com uma selecção de anúncios que tem por base o humor, o PUBLI... MEMORY é uma mostra que prescinde do orador e da vertente mais pedagógica habitual nos projectos FORDOC. Com 90 minutos de duração, o evento foi especialmente concebido para ser um evento de rua, pensado para um público não específico.

Dirigido para grandes espaços, o PUBLI... MEMORY pretende proporcionar uma noite agradável, onde a simplicidade e o humor dos anúncios não necessitam do prévio enquadramento e serve, essencialmente, para refrescar as memórias... FORDOC.

Mais informações em
www.fordoc.com

Sara Gaspar

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Nasceu mais um Bimarketer!

Esta madrugada nasceu o João Martim Leitão.

O rapaz está bem, de saúde, e nós com vontade de o conhecer.

Ao justamente babado papá os meus públicos parabéns.

Um grande abraço João.

Para ti, pequeno Martim, desejo-te muitas felicidades.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Carreiras e marketing: Puro bom senso

Apresento-vos hoje um texto que recuperei nas memórias da revista "Marketing & Publicidade". Reflectindo a experiência de vida de Mafalda Araújo, licenciada em farmácia e a fazer carreira no marketing, este texto pode ajudar todos aqueles que, finalizada a licenciatura em marketing (ou noutro curso qualquer) enfrentam pela primeira vez o mercado de trabalho cheios de dúvidas, anseios e receios.
Não o considerem uma receita, mas aproveitem os ingredientes para confeccionarem o vosso próprio "petisco".

Uma vez, durante uma das primeiras entrevistas de selecção em que par­ticipei, foi-me perguntado o que era o marketing. Depois de ouvir a minha definição mais ou menos Kotler, o entrevistador deu-me a sua versão: "Marketing é puro bom senso". Depois de trabalhar vários anos em marketing subscrevo inteiramente a definição, e adiciono apenas, umas "pitadas" de técnica e de arte. Para mim, uma carreira e marketing parti­lham esta definição, mas é um dos poucos as­pectos comuns entre ambos.

Pretender que uma carreira depende de um plano de marketing realizado ao sair da uni­versidade e da nossa própria vontade, confor­me definida num momento específico da vida, não me parece corresponder à realidade. Uma carreira é individual, parte das afinidades, das experiências de vida de cada um e, por isso mesmo, é dinâmica. Há evidentemente algo de planeamento e pre­paração, sobretudo numa fase inicial durante a qual se investe num curso, se escolhe a área de futura actuação, se reflecte sobre o tipo de vida que se pretende ter.

No entanto há muito mais de "timing" (estar no local certo, no momento certo, com a re­ceptividade certa), de ter capacidade para identificar oportunidades, de ter coragem para assumir desafios e riscos, e também de sorte...

Num tema tão pessoal, dar conselhos seria de mau gosto, pejo que apenas vou partilhar o que, no meu caso e até hoje, teve maior im­pacto. O elemento mais determinante, que provocou a maior inflexão num percurso que se podia prever linear, foi a decisão de fazer um MBA no INSEAD, em França. Este curso preencheu todas as expectativas: completou a formação anterior demasiado técnica (farmá­cia), abriu perspectivas de actuação em dife­rentes áreas de gestão, foi extremamente enriquecedor a nível cultural e humano e propor­cionou amizades "gJobe-trotting" que perma­necem.

A segunda maior decisão foi a de trabalhar fora de Portugal após o MBA, porque reco­nheço agora que a experiência internacional tem um enorme valor acrescentado. Não me refiro a experiências de um ano durante o qual se está quase em estágio numa empresa e à primeira dor de dentes se voa para Lisboa mas em épocas mais prolongadas (quando já se tem um dentista local) adquire-se mais ra­pidamente uma certa abertura e flexibilidade pela simples realização de que existem formas diferentes de funcionar. Apenas uma reco­mendação: não convém menosprezar o cho­que cultural no regresso, que pode ser violento. Em terceiro lugar, a escolha das empresas e das pessoas é fundamental para ambas as partes sob pena da vida em comum ser curta.

Uma vez mais só posso referir critérios muito pessoais: projectos que constituíam desafios, empresas e produtos que me atraíram, cultu­ras empresariais que me pareceram compatí­veis com a minha visão e forma de pensar. Passei assim por empresas excelentes, vários países, vários mercados, várias funções, ten­tando sempre dar o melhor, contribuir, apren­der e evoluir.

Não mudaria uma única etapa. Por último, tive o privilégio de trabalhar com pessoas com as quais aprendi muitíssimo, e a sorte de encontrar óptimos profissionais, colegas, subordinados, superiores, amigos, clientes, fornecedores e "inimigos" que me ajuda­ram, desafiaram as minhas capacidades e obrigaram a progredir. Sem os seus estímulos constantes a vida não teria sido a mesma...

Investir, tomar decisões, assumir desafios, contribuir para um projecto e uma empresa, dar o nosso melhor e, sobretudo, gostar do que se faz.

Puro bom senso! "


Boas Férias a todos os BiMarketers